Livro foi lançado no dia 29 de novembro e é resultado de um processo meticuloso de digitalização iniciado em 2011, que envolveu a preservação de negativos e a curadoria de Tharson David Lopes, filho de Edson Lopes
Foto: Divulgação

O projeto Fatos e Fotos resgata, por meio de um livro fotográfico, a história da construção de Palmas, registrada pelo olhar sensível e pioneiro de Edson Lopes (in memoriam). A publicação reúne imagens que retratam os momentos iniciais da capital do Tocantins, desde o lançamento da pedra fundamental em 1989 até os primeiros anos de desenvolvimento urbano e social, além de oferecer um mergulho na origem da cidade e na vida de seus habitantes. A proposta foi contemplada no edital Artes Tocantins, lançado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, e recebeu o aporte de R$ 40 mil.

Realizado pela Associação Amigos da Cultura e do Meio Ambiente - Taquaruçu, Canto das Artes, o livro foi lançado no dia 29 de novembro e é resultado de um processo meticuloso de digitalização iniciado em 2011, que envolveu a preservação de negativos e a curadoria de Tharson David Lopes, filho do fotógrafo. “Este trabalho é mais do que um livro, é um tributo àqueles que acreditaram no sonho de construir uma cidade no coração do Brasil. Edson Lopes capturou não só a urbanização, mas também a emoção, o sacrifício e a esperança dos pioneiros”, declarou Tharson.

A obra reúne fotos marcantes, como as panorâmicas da construção do Palácio Araguaia e da posse do governador em 1991, registradas de maneira única por Lopes. "Meu pai talvez tenha sido o único fotógrafo à época a fazer esse tipo de registro de fotos panorâmicas", afirmou Tharson.

Além do valor histórico das imagens, a digitalização do acervo enfrentou desafios técnicos e de preservação, como detalhou o curador. "O processo de digitalização foi bastante delicado, por se tratarem de negativos que estavam se deteriorando, necessitando de cuidados especiais de manuseio, limpeza, digitalização, tratamento e acondicionamento", informou.

Ainda segundo Tharson, o trabalho reflete a importância de preservar a memória coletiva da cidade e promove uma conexão das novas gerações com a história de Palmas. "Esperamos que a obra possa contribuir com pesquisadores, estudantes, universitários e entusiastas sobre a criação da capital Palmas. Essa é uma oportunidade de compartilhar a história de Palmas com as novas gerações, ampliando o conhecimento sobre a construção de uma capital moderna e cheia de significados", pontuou.

O fotógrafo também enfatizou o papel da Lei Paulo Gustavo na realização do projeto. "Muito importante, pois fomenta iniciativas culturais no Tocantins, promovendo a descentralização do acesso à arte e à cultura e a preservação do nosso patrimônio material e imaterial", concluiu. Após o lançamento em Palmas, a obra será apresentada em Taquaruçu no dia 14 de dezembro, com a estreia de uma edição especial em audiobook, disponível no canal da associação no YouTube, com descrição narrada e legendada.

Conheça o proponente

O Canto das Artes é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos que promove o diálogo, parcerias e a coletividade. Com o apoio da comunidade local, a organização valoriza a diversidade, a pesquisa e o trabalho voluntário, em busca de alternativas sustentáveis e ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, atua no fortalecimento de iniciativas culturais e sociais, unindo esforços para fomentar a união e o desenvolvimento da região.