Notícias

Mais de 100 mil famílias no Tocantins podem receber benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica

Cruzamento entre CadÚnico e base da Energisa acelera inclusão de consumidores que atendem aos critérios

Os municípios com maior quantidade de famílias aptas, mas que ainda não são beneficiárias do programa são: Palmas, com 15.444 famílias; Araguaína, com 11.157 e Porto Nacional, com 3.905 famílias.
Foto: Divulgação
Atualmente, 151.563 famílias tocantinenses estão sendo contempladas pela Tarifa Social de Energia Elétrica, programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O número é impulsionado pelo processo de cadastro automático, que cruza os dados do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com a base de clientes da Energisa Tocantins. 
 
O Estado ainda possui 101.912 famílias aptas ao desconto, mas que não se cadastraram no benefício. Os municípios com maior quantidade de famílias aptas, mas que ainda não são beneficiárias do programa são: Palmas, com 15.444 famílias; Araguaína, com 11.157 e Porto Nacional, com 3.905 famílias. 
 
A coordenadora comercial da Energisa Tocantins, Andréa Albernaz, explica que o cruzamento de informações tem permitido acelerar a ativação do benefício. 
“Quando o titular da unidade consumidora é o mesmo do NIS, a inclusão na Tarifa Social acontece automaticamente. É uma forma de garantir que o programa alcance as famílias que atendem os critérios estabelecidos pelo Governo Federal, evitando que o cliente precise formalizar o pedido”, detalha. 
 
A coordenadora reforça que a atualização do CadÚnico é o ponto mais sensível para garantir que as famílias não percam o direito. 
“O cadastro no CadÚnico precisa ser atualizado a cada dois anos. Se os dados estiverem desatualizados, o sistema não reconhece a família como elegível, mesmo que ela atenda a todos os critérios”, explica. 
 
Outro ponto de atenção é que muitos consumidores já recebem o desconto que chega a 100% para famílias que consomem até 80 Kwh/mês, e não perceberam. 
“É importante verificar a própria fatura. No campo Classe/Subclasse deve aparecer ‘Residencial/Baixa Renda’. Isso indica que o benefício já está ativo e sendo aplicado todos os meses”, orienta. 
 
Para ser contemplada pela Tarifa Social é necessário que a família esteja registrada no CadÚnico e tenha renda de até meio salário-mínimo por pessoa. Também podem ser incluídas famílias com membros que utilizem aparelhos elétricos por motivos de saúde (com renda de até três salários-mínimos) e beneficiários do BPC. Famílias indígenas e quilombolas têm direito ao benefício mediante apresentação de documentos específicos, como o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (Rani) ou declaração de pertencimento emitida por órgão competente. 
 
A atualização do CadÚnico deve ser feita diretamente nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada município. Além disso, os clientes podem tirar dúvidas ou conferir sua situação pelos canais de atendimento da Energisa, no 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, Agência Digital no site energisa.com.br ou atendimento via WhatsApp pela assistente virtual Gisa, no endereço www.gisa.energisa.com.br.