Começa, neste domingo, 5, a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2023. O exame será realizado em 9.394 locais distribuídos em todo o país. Neste ano, mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram no Enem. No Tocantins, estão inscritos 32.616 estudantes, conforme divulgação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A segunda prova será realizada no dia 12. Os locais de provas podem ser conferidos no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante, lá também podem ser conferidas informações sobre o número de inscrição, os horários de aplicação e os tipos de atendimento que os participantes têm direito.
Provas
O Enem será constituído de quatro provas objetivas e uma redação em Língua Portuguesa, e cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O estudante responderá à prova de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), opção escolhida no ato da inscrição. O tempo para responder às questões será de 5 horas e 30 minutos.
No domingo, 12, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
A gerente do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Gabriela Fernanda do Carmo, lembra aos alunos para ficarem atentos a algumas recomendações. “É necessário que o estudante não se esqueça de desligar os alarmes dos aparelhos celulares e fique atento ao horário para chegar aos locais de provas. É importante também conhecer com antecedência a distância e as formas de deslocamento para não se atrasar, levando em consideração situações de imprevistos. Desejamos sucesso a todos os nossos estudantes”, frisou Gabriela.
No dia da prova, os portões de acesso serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, horário de Brasília – DF. A aplicação das provas terá início às 13h30.
Para ter acesso ao local de provas, os participantes devem apresentar um documento oficial com fotos, que pode ser a Carteira de Identidade, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Previdência Social e documentos digitais (e-título, CNH e RG).
No horário da prova, os aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes, que estarão guardados, devem ser desligados e com as funções e sistemas desativados, incluindo os alarmes. Estes objetos serão guardados em envelopes lacrados e identificados, até a saída da sala de provas.
Tocantins
A Seduc acompanha os estudantes que estão concluindo o ensino médio e desenvolve as ações do Programa To no Enem, edição 2023, com aulões sendo ministrados nas 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs). Esses alunos receberam materiais de apoio para os estudos e participaram de simulados.