
Durante visita a Araguaína nesta sexta-feira (7), o diretor superintendente do Sebrae no Tocantins, Moisés Gomes, destacou o otimismo em relação a recuperação econômica em 2020. Reforçou que a entidade vai organizar feiras e eventos de interesse dos empresários e amplificar a divulgação do conhecimento.
—Nós já tínhamos enxergado que o mundo das empresas vinha achando que a melhoria na economia estava andando a passos mais lentos que devia. (...) E para nossa surpresa esse clima veio melhorando, por conta das aprovações das medidas no Congresso. Frisou o diretor do Sebrae, em entrevista ao AN.
Moisés explicou que as medidas aprovadas no Congresso visaram facilitar a vida do empresário no que diz respeito a desburocratização. Citou também a Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica, editada pelo Governo Federal em 2019, que simplificou o processo de formalização de empresas no Brasil.
Citou como exemplo as licenças ambientais e do Corpo de Bombeiro, que segundo Moisés, demorava meses ou até anos para o empresário conseguir. Agora, com a simplificação, as micro e pequenas empresas que não tem atividade de riscos, estão dispensadas desses documentos para se instalarem. Segundo Moisés, as medidas visam desburocratizar o país e melhorar a vida dos empresários.
—E isso tudo criou um sentimento de melhoria. Ontem (6) lançamos uma pesquisa do Sebrae que mostra 72% dos empresários brasileiros e no Tocantins estão dispostos a fazer novos investimentos, otimistas e sobretudo dispostos a contratar. Não tenho dúvidas que 2020 será um excelente ano para o mundo empresarial. Apostou o diretor.
Ele ainda destacou que neste ano o Sebrae vai intensificar a realização de eventos voltados para os empresários no Tocantins.
—O ano passado nós inauguramos uma estratégia de trazer palestrantes [de renome nacional]. A gente vai estender essa estratégia esse ano, com um detalhe: nós vamos fazer com que essas palestras sejam mais frequentes e para grupos menores. Para que a gente não possa apenas ouvir o conhecimento, mas interagir também. Adiantou Moisés.
O diretor do Sebrae também assegurou que vai manter parceria com a Aciara e prefeitura de Araguaína para organização de feiras e palestras. Reforçou ainda que pretende massificar divulgação do conhecimento produzido e ampliar as consultorias.
—Não adianta só produzir o conhecimento, não adianta só ter os melhores consultores. Mas a gente precisa fazer com que estes consultores estejam a disposição do público, que este conhecimento esteja a disposição de um número maior de empresas.
Por fim, Moisés deixou um alerta, explicando que além do otimismo com o cenário econômico, o empresário deve se capacitar e buscar estratégias para se destacar em meio a concorrência e enfrentar o “duro” mundo do mercado.
—Um ano que começa com muita motivação, mas que a gente não pode esquecer: motivação é só uma parte. A outra parte é conhecimento, técnica e disciplina para fazer sucesso no mundo empresarial. O mundo empresarial é duro, a concorrência é grande e quem vai se diferenciar é aquele que tiver mais conhecimento. Finalizou Moisés.