Levantamento aponta que ao menos 731 mil tocantinenses recebem algum benefício do governo federal.
Foto: Ilustrativa

Quase metade da população do Tocantins recebe algum tipo de benefício do governo federal e ao menos meio milhão foi contemplado pelo auxílio emergencial. Os dados constam num levantamento realizado pelo Site Poder 360 no Portal da Transparência da União. 

No levantamento, atualizado em 29 de agosto, consta o número de pessoas que recebem o auxílio emergencial, o Bolsa Família, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e o Seguro-Defeso, uma espécie de seguro desemprego a pescadores artesanais. 

Conforme a última estimativa do IBGE, o Tocantins possui população de 1,5 milhão de habitantes (1.590.248). Desse total, ao menos 731 mil pessoas recebem algum benefício do governo federal.  

De acordo com o levantamento do Poder360, são 520,1 mil beneficiados pelo auxílio emergencial e 167,4 mil do Bolsa Família. Além de 40,6 mil contemplados pelo BPC e 4 mil pelo Seguro-Defeso.

Ainda conforme a publicação, o número de beneficiários do auxílio emergencial é maior que o de trabalhadores com carteira assinada (o que exclui o setor público) em 25 Estados brasileiros. 

No Tocantins, por exemplo, são 189.867 trabalhadores com carteira assinada e 520 mil beneficiários do auxílio emergencial.