Gláucia Mendes//Ascom Prefeitura

Em reunião realizada na última sexta-feira, 22, na construção do Parque Cimba, o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, anunciou que o Memorial das Ruínas do parque será transformado em uma quadra para manifestações artísticas. Um piso novo será construído, iluminação e outras adequações serão realizadas na quadra. Atendendo à solicitação de capoeiristas da cidade presentes à reunião, um círculo e desenho do símbolo de luta, o berimbau, será construído no espaço, fazendo parte do projeto.
 
O mestre libertino Davi Fernandes comemorou o incentivo da Prefeitura ao esporte. “Vamos ter um espaço nosso. Sempre vemos incentivo em várias modalidades esportivas como vôlei, futebol, mas no Brasil inteiro é difícil encontrarmos espaços para a capoeira. O prefeito acreditou no nosso sonho e toda a comunidade irá ganhar, esse incentivo é muito importante”, disse.
 
Dimas lembrou que a quadra também contemplará outras modalidades como danças de zumba, ensaios de quadrilhas e outros. “Será utilizado para diversas atividades culturais e esportivas. Ao lado do memorial que preserva as ruínas, a quadra será também um ponto de encontro onde os grupos irão se reunir”, destacou.

I Copa Araguaína de Capoeira

Reunião com capoeristas de Araguaína

Entre outros incentivos da Prefeitura ao esporte, será o apoio à I Copa Araguaína de Capoeira, que acontecerá nos dias 12 e 13 de março. O evento reunirá rodas de capoeira de todo o Estado, que ao som de berimbaus irão resgatar a tradição e raízes da cultura afro-brasileira em local a ser definido. O momento será de troca de experiências entre os mestres.
 
Parque Cimba
O projeto do Parque Cimba já agrada moradores de Araguaína. Antes mesmo da obra ficar pronta, várias pessoas já realizam atividades físicas no local. O parque contará com pistas de caminhada, ciclovia, lago, estrutura ampla de estacionamento, calçada, equipamentos de ginástica e musculação (academia a céu aberto).
 
Locais para descanso e praça para esportes radicais também serão construídos. Na segunda etapa da construção, o local será contemplado com mirante, ponte, anfiteatro e lanchonete. O custo da primeira etapa do Parque Cimba é de R$ 2,1 milhões-recursos do Governo Federal.