Para comemorar o Dia das Mães, lembrado no próximo domingo, 10, um grupo de mães resolveu fazer algo diferente. Elas estão propondo para a data, menos consumismo e mais solidariedade. O objetivo, segundo a professora e integrante do grupo Mamães e Bebês, Cláudia Rossi, é aproveitar o dia para praticar a solidariedade. “Queremos um dia menos consumista, menos compras e presentes caros, e ao invés disso ajudar ao próximo com doação de sangue, salvando vidas”, destacou.

De acordo com Cláudia, essa é a segunda vez que o grupo se mobiliza para fazer doações. A primeira foi em novembro passado, quando dez mães doadoras se uniram. “Para essa data queremos um número maior, por isso estamos mobilizando outros grupos de pessoas, já conseguimos contatar aproximadamente vinte grupos. Na primeira visita ao Hemocentro percebi que as dificuldades em conseguir doadores eram maiores do que eu imaginava e começa em conscientizar as pessoas da importância da doação de sangue”, destacou.

Outra doadora e integrante do grupo é Kayrone Martins. Ela conta que sente gratidão por ter a oportunidade de praticar esse ato de solidariedade. "É um meio de agradecimento a Deus por possuir saúde e poder partilhá-la com quem necessita. É necessário se colocar no lugar do outro, sentir a necessidade do outro, ninguém é 100% auto-suficiente e a sociedade precisa entender que somos um todo”, disse.

Para a responsável pelo setor de Captação de Doadores do Hemocentro de Palmas, Denis Gomes, a ação do grupo é recebida com muita alegria e deve servir de exemplo. “Essas ações são muito importantes para a conscientização, a gente nunca sabe quando vai precisar de uma doação. Nós do Hemocentro ficamos muito felizes e imensamente agradecidos quando isso acontece”, disse.

A ação acontece às vésperas do Dia das Mães, no próximo sábado, 8, a partir das 8 horas no Hemocentro Coordenador de Palmas, localizado na região norte da Capital.

Compromisso de gratidão

Quem já precisou de doações de sangue ou teve algum parente que tenha precisado sabe que a doação voluntária é indispensável. A professora universitária, Suyene Rocha, conta que o pai fez uma cirurgia há dois anos e que na ocasião teve que usar seis bolsas de sangue. “Tenho um compromisso de retribuir o que foi feito pelo meu pai. Um compromisso de gratidão. As pessoas que doaram ajudaram meu pai a viver. Eu sou doadora de sangue, vejo a importância de participar de um processo como esse, porque damos um pouco de nós pra que o outro viva, é um ato simples de uma expressão grandiosa”, relatou.

Para doação

Qualquer indivíduo saudável entre 16 e 69 anos e acima de 50 kg pode ser doador. A idade máxima para realizar a primeira doação é 60 anos e menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal no ato da doação.

Interessados podem se dirigir a uma das seis unidades do Hemocentro espalhadas pelo Estado.  Confira os endereços dos postos de doação no endereço eletrônico:  http://hemoto.saude.to.gov.br/index.php/hemorrede/hemocentros-no-tocantins.Todas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas, e aos sábados das 7 às 11h30.

Dúvidas e mais informações sobre doações e outros serviços oferecidos pela Hemorrede no Tocantins podem ser obtidas pelo telefone 0800-642-8822 ou através do site http://hemoto.saude.to.gov.br.