Autoridades, colegas e amigos manifestaram sentimentos de pesar e comentaram sobre o legado da professora. Desde a notícia do falecimento da reitora Isabel Auler, diversas manifestações têm chegado como forma de homenageá-la, reforçando a importância do seu legado para a educação no Tocantins.

Confira alguns depoimentos e mensagens recebidas:

"A Isabel é uma pessoa com quem eu tenho um relacionamento de trabalho de muitos anos, desde a época da Unitins. Entramos no mesmo ano na UFT, em 2003. Eu acompanhei boa parte da trajetória dela aqui no Tocantins, da sua luta incansável pela Educação, da sua dedicação, do zelo com as questões ligadas à Universidade. É uma perda não só para a UFT, mas para toda a Educação aqui no estado.

É uma pessoa com quem eu tive a recente oportunidade de conviver mais intensamente, e quando ela me convidou para que compusesse com ela uma chapa visualizei nessa possibilidade a oportunidade de ter um grande aprendizado, de amadurecer, com a experiência que ela adquiriu ao longo desses anos. A maturidade, a tranquilidade, às vezes sendo bastante enérgica, o pensamento e a visão que ela tinha do conjunto.

Uma perda inestimável, estamos todos muito abalados com isso. Que Deus possa dar forças à família para suportar esse momento de perda, que é muito difícil. É um momento de união, que a gente possa ter compromisso com a Universidade em memória da professora Isabel, levar a Instituição da melhor forma possível, dando a ela essa alegria. Acho que a razão da vida dela era o trabalho, a Universidade...Tanto ela trabalhava que faleceu no dia 1° de maio, dia do Trabalho. Parece ironia do destino, mas algo que eu admirava na Isabel, dentre vários adjetivos e qualidades, era essa energia e essa força incansável de lutar pela nossa Instituição.

É um momento difícil, mas espero que a Isabel seja lembrada pela dedicação, pelo empenho, pelo esforço, pela energia que sempre demonstrou pelos interesses da nossa Universidade."

Luis Eduardo Bovolato

Vice-reitor da UFT

"O legado da professora Isabel sempre foi a dedicação, o compromisso, a paixão pelo o que ela fazia, a dedicação pela educação. Trabalho, não existia outra palavra na vida dela. Era uma pessoa muito obsessiva pelo trabalho, tanto que ela ajudou a construir a Universidade. Tudo aqui tem a mão dela. Foram 10 anos de pró-reitoria depois, na minha vice-reitoria, parceira o tempo todo, uma mulher muito dedicada, um exemplo de mulher. Deixa muitos admiradores, sobretudo os alunos e nós, que trabalhamos do lado dela sempre admirando sua capacidade, seu compromisso, sua seriedade. A Universidade perde muito, mas ao mesmo tempo também a gente fica com esse legado. Isso tem que nos servir de lição, para que a universidade amadureça, para que a gente pare de ficar pensando em coisas menores, e que a gente pense em um projeto de desenvolvimento para universidade, que é o que sempre a Isabel lutou."

Márcio da Silveira

Reitor da UFT 2012/2016

"Fiquei bastante impactado com a notícia do falecimento da Isabel, porque estávamos todos nós felizes com o retorno  dela ao trabalho, com sua recuperação do evento ocorrido na Argentina mas, de repente, Deus está no controle de tudo. Será uma grande perda para a UFT, para a educação. Isabel foi uma pessoa especial, dedicada, comprometida, uma pessoa que sempre fez muito bem aquilo que se propôs. Era uma pessoa que, nos dez anos de convívio que eu tive com ela na Reitoria da UFT , eu como Reitor e ela como Pró-reitora , tudo que estava na mão dela, eu não tinha nenhuma preocupação por que eu sabia, tinha certeza, que ela daria conta do recado. Eu tenho uma lembrança espetacular da professora Isabel e é assim que eu vou guardá-la na minha cabeça e no meu coração. Que Deus a tenha e que conforte o coração de todos nós."

Alan Barbiero

Reitor da UFT 2003/2012

Com profundo pesar as reitoras e os reitores das Universidades Federais recebem a notícia do falecimento da colega Isabel Auler, reitora da Universidade Federal do Tocantins. Ainda consternados, manifestamos publicamente nossos sentimentos e nos solidarizamos com a sua família, amigos e toda comunidade acadêmica da UFT. Com grande experiência na vida universitária, a reitora Isabel foi uma aguerrida defensora da educação em todos os níveis, e nos deixa um enorme exemplo de dedicação e amor à educação brasileira. Sentiremos muito sua falta.

Ângela Paiva Cruz

Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes)

Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

NOTA DE PESAR 

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lamenta o falecimento, na tarde desta segunda-feira, 1º de maio, da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, aos 65 anos de idade.

Antes de se tornar reitora, Isabel foi pró-reitora de Graduação de 2007 a 2012 e vice-reitora de 2012 a 2016 na UFT e foi professora da Unitins de 1991 a 2003, instituição em que foi diretora de Ensino entre 1999 e 2003. Natural de Jaú/SP, Isabel era formada em Letras, doutora em Educação, mestre em Literatura Brasileira e especialista em Avaliação Institucional e Ensino de Língua Portuguesa.

Aos familiares, comunidade da UFT e amigos de Isabel Auler externamos a nossa solidariedade e rogamos a Deus as suas bênçãos e o conforto nesta hora de profundo pesar.

Suely Cabral

Reitora em Exercício/Unitins

Além da comunidade acadêmica, gestores e políticos do estado também se manifestaram. NOTA DE PESAR

A DPE-TO - Defensoria Pública do Tocantins recebeu com pesar a notícia do falecimento da reitora da UFT ? Universidade Federal do Tocantins, professora Isabel Auler. Ela morreu nesta segunda-feira, 1º, num hospital de Palmas onde estava internada desde o dia 21 de abril passado. A Universidade é uma importante parceira da Defensoria em projetos como o convênio que permite que estudantes da UFT cumpram o estágio curricular nas sedes da DPE-TO, que começou a ser organizado durante o seu mandato como reitora. Profissional dedicada e comprometida, Isabeu Auler deixa um legado de trabalho pela educação superior no nosso Estado.

A Defensoria Pública do Tocantins se solidariza aos familiares e amigos da professora Isabel Auler ao tempo que estima votos de conforto neste momento de grande comoção.

Defensoria Pública do Estado do Tocantins NOTA DE PESAR

A Fundação e o Centro Universitário UnirG lamentam o falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins, Dra Isabel Auler, ocorrido ontem, 01 de maio. Isabel foi um expoente na área do Ensino Superior e prestou importantes serviços que contribuíram com o fortalecimento da Educação no Estado do Tocantins. Auler destacou-se pelo seu comprometimento e atuação em prol da UFT, mas sempre trabalhando em parceria com outras instituições de ensino, como a UnirG.

A UnirG lamenta o ocorrido e presta solidariedade a familiares e amigos.

Sávio Barbalho

Presidente da Fundação UnirG

Lady Sakay

Reitora do Centro Universitário UnirG

"Foi uma perda muito grande para a nossa cidade, o nosso estado, a educação do Tocantins. A professora Isabel está desde os primordios construindo, trabalhando, para gente fazer uma educação de qualidade. O município de Palmas decretou um luto de três dias, em homenagem a esta grande figura, essa grande professora. E posso testemunhar que foi uma grande amiga da cidade, tudo que a gente precisou sempre esteve a disposição e a gente manteve uma parceria muito forte durante esse tempo todo. Então, é uma perda de valor incaculável."

Carlos Amastha

Prefeito de Palmas

"Não só ela foi a primeira reitora da UFT , mas ajudou a consolidar todas as instituições de ensino superior do estado. A Unitins, primeiramente, a Ulbra...Todas as instituições públicas ou privadas tiveram a contribuição da professora. Sempre foi muito dedicada, do ponto de vista do estudo, da área que ela conhecia, as letras, a pedagogia, e acho que o que marca muito é que era uma pessoa que tinha uma capacidade de bom relacionamento com todos os segmentos políticos, e sempre levava muito a sério a missao de reitora da universidade. Por inúmeras vezes articulou parcerias importantes para comunidade acadêmica tanto no plano federal, estadual e municipal. É uma perda muito grande por ser uma pessoa muito devotada ao trabalho, muito dedicada aos problemas da educação no Tocantins como um todo. É uma perda irreparável e cada um de nós tem que fazer juz a memória dela seguindo o exemplo, fazendo o melhor para que ela possa ser devidamente reconhecida por seu trabalho. É uma notícia muito triste, nós estávamos muito otimistas com o seu retorno dela. Infelizmente são as coisas do plano divino enós não temos o que questionar. É ajudar a família, confortar os amigos...isso é o importante agora."

Danilo de Melo

Secretário de Educação de Palmas

"Eu entendo que toda pessoa humana, que deixar um legado aqui, nessa Terra, ela se credencia para estar perto de Deus quando ela partir. A professora Isabel fez isso com muita propriedade. Deixou legado e por isso eu acredito que Deus a chamou."

Omar Hennemann

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae

NOTA DE PESAR

Com tristeza, eu e a primeira-dama e deputada federal, Dulce Miranda,  recebemos a notícia do falecimento da professora-doutora  Isabel Auler,  reitora da UFT - Universidade Federal do Tocantins. Mais que um currículo invejável,  Isabel deu o melhor do seu profissionalismo ao ensino superior do Tocantins, no exercício  de várias funções em universidades do Estado. Sem dúvida alguma,  perdemos uma grande educadora!

Que Deus dê, a seus familiares e amigos, o conforto necessário nesse momento.

Marcelo Miranda

Governador do Tocantins

"É com imenso pesar que a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) recebeu a notícia do falecimento da reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler.

À frente da UFT desde julho de 2016, firmou relevantes parcerias junto à Seduc em prol da melhoria da educação pública, dentre elas a formação do Programa Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), formação continuada de professores com cursos no Programa Educação Financeira, Universidade Aberta do Brasil (UAB), que oferta ensino superior em licenciatura e bacharelado para docentes que atuam na educação básica da rede pública, Nós Propomos, e o cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), voltado para estudantes da rede pública estadual, entre outros.

Das características desta profissional exemplar destacamos a ética, o compromisso e a responsabilidade com as ações educacionais que exercia em prol do fortalecimento da educação superior. Atrelada as suas características profissionais Isabel era uma pessoa solidária, meiga e acolhedora. Deixou um legado de contribuições ao desenvolvimento da Educação do Tocantins. Com alma poética costumava a dizer que a "a poesia é a síntese da palavra".

Nossas mais sinceras condolências à família, amigos e à comunidade acadêmica por esta inestimável perda para a educação tocantinense."

Wanessa Zavarese Sechim

Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes

"Foi com pesar que recebemos a noticia do falecimento da Professora Isabel Auler, reitora da Universidade Federal do Tocantins, ocorrido nesta segunda ?feira, 1º de maio-2017 em Palmas. Foi uma mulher forte, atuou na gestão da UFT com doçura e firmeza, estabelecendo importantes parcerias, destacamos a  feita com a COMSAÚDE  através do Hospital Padre Luso em Palmas- TO,  mas foi, sobretudo uma mulher  extremamente dedicada aos seus entes queridos.

Aos seus familiares e amigos, nosso profundo pesar. Que Deus lhes conforte em sua graça." Equipe da Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (Comsaúde) Luto 

A reitora e professora da Universidade Federal do Tocantins, Isabel Auler, morreu nesta segunda-feira, 1° de maio, aos 65 anos de idade. Ela estava hospitalizada em Palmas por complicações de saúde que vinha tratando desde o começo do ano. Em decorrência do falecimento de Isabel, a Universidade Federal do Tocantins, o Governo do Estado do Tocantins e o município de Palmas decretaram luto oficial de três dias. Na UFT, as atividades acadêmicas e administrativas estão suspensas nesta terça-feira (2), conforme matéria publicada aqui.

O corpo de Isabel está sendo velado desde às 23h desta segunda-feira no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), localizado no Câmpus de Palmas. O velório segue até o fim da manhã de terça-feira (2). A previsão é que o enterro ocorra ao meio-dia do mesmo dia.