Até o final de setembro 1500 mudas serão plantadas em vários pontos da cidade.
Foto: Marcos Sandes/Ascom Araguaína

A programação da Prefeitura de Araguaína para o Mês da Árvore iniciará na próxima segunda-feira, 16. Até o final de setembro, serão plantadas 1.500 mudas em vários pontos da cidade e também realizadas cinco ações de educação ambiental com alunos de escolas públicas, estadual e municipal, e particular. As atividades têm parceria com Hospital Maternidade Dom Orione, por meio do Projeto Nascer Sustentável, e com a ONG Naturativa.

Na abertura, alunos do Colégio Adventista serão recebidos pelos educadores da Secretaria do Meio Ambiente no Eco Parque Cimba Benedito Vicente Ferreira, às 16 horas. Após uma palestra sobre preservação ambiental, eles plantarão mais de 100 mudas nativas no gramado do parque e também às margens da nascente do Córrego Canindé.

“A gente costumava fazer mais palestra nas escolas, agora queremos fazer mais ações. Envolver os alunos nas ações dá maior entendimento da importância de um ecossistema equilibrado”, afirmou Edilmo Azevedo, educador ambiental do Município. Ele ainda explicou que as palestram abordam vários temas. “Falamos desde as queimadas até os benefícios da árvore para nossa saúde”.

Adoção consciente

Uma das novidades da programação deste ano é a adoção de uma praça pública. Na próxima quarta-feira, 18, às 16 horas, os alunos da Escola Estadual Francisco Máximo de Sousa, no Setor Santa Terezinha, receberão orientação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para revitalização da praça local. Serão plantadas mudas nativas nos canteiros que os alunos passarão a cuidar.

Recuperação de mais nascentes

A Prefeitura de Araguaína realiza o controle de manejo de nascentes, com cerca de 140 olhos d’água já preservados dentro da zona urbana. Na terça-feira, 24, às 16 horas, mais um local receberá o trabalho de recuperação. O Córrego do Cantinho do Vovô, que recebe o mesmo nome de maneira popular por nascer dentro do abrigo, terá a visita dos alunos da Escola Municipal Zeca Barros. Cerca de 200 mudas nativas serão plantadas no local.

Revitalização da flora urbana

De acordo com o coordenador do Viveiro Municipal, Alcy Batista, as 1.500 mudas que serão plantadas neste mês fazem parte do plantio de seis mil árvores em Araguaína neste ano. “Nós estamos plantando principalmente em regiões mais urbanizadas e nas proximidades das escolas. São árvores do nosso bioma, como Pau Brasil e Mogno”, explicou.

Programação

Dia 16 (segunda-feira)

16h – Palestra e plantio de mudas no Eco Parque Cimba com alunos do Colégio Adventista.

Dia 18 (quarta-feira)

16h – Adoção e revitalização da praça do Setor Santa Terezinha com os alunos da Escola Estadual Francisco Máximo de Sousa (Avenida Santa Terezinha, n°481, Setor Santa Terezinha).

Dia 20 (sexta-feira)

16h – Palestra e plantio de mudas (Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino, Loteamento Parque do Lago).

Dia 23 (segunda-feira)

15h30 – Palestra “Conscientização e Preservação da Árvore” (Escola Municipal Domingos Lemos, setor Santa Maria).

Dia 24 (terça-feira)

16h – Palestra e recuperação de nascente com alunos da Escola Municipal Zeca Barros (Cantinho do Vovô, Vila Santiago).