Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.
Foto: José Cruz/Agência Brasil

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, publicou na sexta-feira, 9, a exoneração de quatro chefias do Ibama, responsáveis pelas operações do órgão federal nos Estados do Amazonas, Bahia, Paraíba e Tocantins.

O único Estado que teve um novo superintendente nomeado foi Tocantins, onde Luiz Carlos Fernandes assumiu o posto antes ocupado por Flavio Luiz de Souza Vieira. 

O novo superintendente do Tocantins atuou tanto no policiamento da capital paulista como da região metropolitana. Nos anos 1990, chefiou a área operacional e de planejamento do 3º Batalhão de Policiamento Florestal e de Mananciais, que cuida da região do litoral paulista e Vale do Ribeira. Ele possui ainda formação em direito constitucional.

Em entrevista ao G1, o novo superintendente disse que tinha sido contatado sobre a possibilidade da nomeação há algum tempo e que tem acompanhando o trabalho do Ibama e da Polícia Militar Ambiental no Tocantins. Ele disse que "o fundamental é manter a fiscalização ambiental de maneira bastante rígida".

Quando atuou na fiscalização ambiental, o Coronel Fernandes ajudou no desenvolvimento de parcerias com a Secretaria do Meio Ambiente paulista para o monitoramento do litoral e também no desenvolvimento de planos de fiscalização para áreas de reserva e parques ambientais. Ainda não foi informada a data da posse dele no cargo.

No Tocantins, o Ibama costuma trabalhar de forma integrada com órgãos estaduais tanto na fiscalização como no combate a queimadas durante os meses de estiagem. O órgão também tem histórico de cooperação em operações da Polícia Federal, como a ação realizada no ano passado contra garimpos ilegais que resultou no resgate de trabalhadores em situação precária e na descoberta de enormes áreas desmatadas. (Com informações G1)