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Montadoras investem no serviço de locação como alternativa de receita

A ideia foi pautada na mudança de perfil dos consumidores, que nos últimos anos vem trocando a posse do automóvel pelo uso de mobilidade.

Montadores resolvem explorar e investir em outros nichos do mercado.
Foto: Divulgação

Em tempos de crise, as montadoras constataram que somente a venda de veículos não é o suficiente para sobreviver e crescer de maneira saudável.

Com isso, elas resolveram explorar e investir em outros nichos do mercado. Estes não eram explorados há bastante tempo e podem garantir um lucro extra para as empresas.

Dentre os nichos explorados no mercado automobilístico os que mais estão em crescimento são negócios especializados em som automotivo.
Porém outro nicho cresce constantemente: serviços de locação.
A ideia foi pautada na mudança de perfil dos consumidores, que nos últimos anos vem trocando a posse do automóvel pelo uso de mobilidade.

Assim, o setor automobilístico aposta na alternativa como uma chance de aumentar os seus ganhos.

Um grande exemplo é a gigante montadora Toyota, que entrou no ramo da locação em setembro deste ano, locando veículos em suas concessionárias para pessoas físicas.

O serviço está disponível em 12 revendas e chegará a 60 até o fim do ano, relata Miguel Fonseca, diretor de vendas da montadora.

Outro exemplo é a Fiat, que iniciou seus serviços de locação há mais tempo, cerca de dois anos atrás.

Eles elaboraram o conceito Fleet, que aluga automóveis do grupo para médios e grandes frotistas.

Ainda, recentemente, a empresa iniciou projeto-piloto para oferecer também caminhões e ônibus. A próxima etapa é a locação para pessoa física, assim como ocorre com a Toyota.

Rodrigo Capuruço, diretor do Volkswagen Financial Service, ainda ressalta que o serviço Fleet deve iniciar o ano com frota de 10 mil carros.

Também vale destacar que segundo o diretor, uma de suas principais clientes é a startup Kovi, que realoca os veículos para motoristas de aplicativos como Uber e 99.

O movimento

Segundo diversos especialistas, como o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Carlos Moraes, o movimento é parte da transformação do modelo de negócios do setor no mundo todo.

Assim, ele quer dizer que as empresas estão os mais diversos negócios na área de serviços com projetos-piloto para ver qual deles funciona mais.

Luiz Carlos Moraes ainda destaca que o novo modelo de mercado promoverá forte concorrência com as locadores e que este é um panorama que tende a beneficiar a todos, garantindo sempre um serviço de qualidade na área.

Mas vale lembrar que enquanto a locação de veículos é o fonte de renda principal das locadoras, para as montadoras esta é apenas um fragmento dos serviços prestados em seu estabelecimento.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, Paulo Miguel Junior, presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), não acredita que a entrada das montadoras no ramo da locação seja um grande problema.

Paulo acredita que elas serão apenas mais um competidor no mercado. Com esta tendência ainda é muito recente, cabe a população acompanhar para observar qual será o desenrolar da história.