Notícias

Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação

Área de proteção foi criada com o objetivo de regulamentar o potencial ecoturístico e paisagístico do Rio Sono

Monumento Natural dos Canyons do Rio Sono
Foto: Rafael Morais/Gov. TO

Nesta quinta-feira, 2, o Monumento Natural Canyons e Corredeiras do Rio Sono completa oito anos de criação. Essa é a primeira unidade de conservação de proteção integral municipal do Tocantins, criada por meio do Decreto Municipal n° 034, de 2 de julho de 2012, com apoio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) à Prefeitura de São Félix do Tocantins.

Dotada de belezas naturais que inspiram o ecoturismo e a conservação ambiental e o desenvolvimento econômico sustentável da região, essa unidade de proteção integral possui 1457,60 km². E foi criada com o objetivo de regulamentar o potencial ecoturístico e paisagístico do Rio Sono, preservar e recuperar os remanescentes naturais marginais.

A extensão desse Monumento Natural se limita ao norte pelas Áreas de Preservação Permanente (APPs), associadas ao rio e ao longo do Rio Soninho; ao sul pelos limites do Parque Estadual do Jalapão, também coincidente com a divisão municipal de São Félix do Tocantins com o município de Mateiros; a leste pela Praia do Alecrim e a oeste pela confluência do Rio Soninho com o rio novo, aspectos considerados favoráveis, por especialista, à composição do corredor ecológico e proposta do Mosaico do Jalapão.

O Monumento se encontra uma região que possui áreas e atividades produtivas, de conservação e de pesquisa, característica que são definidas e elencadas no plano de manejo.

São Félix do Tocantins foi um dos primeiros municípios a instituir o Sistema Municipal de Unidades de Conservação.