Casa foi derrubada pelas fortes chuvas em Gurupi.
Foto: Reprodução

Um vídeo registrado durante uma tempestade em Gurupi, sul do Tocantins, mostra o exato momento em que uma casa é derrubada e arrastada por uma enxurrada. As imagens foram gravadas pelo pastor Zaqueu Botelho. Segundo ele, a casa era inabitada e por isso ninguém se feriu. Outras duas residências no residencial Canaã II também ficaram inundadas e tiveram muro e portão derrubados.

O G1 aguarda um posicionamento da Prefeitura de Gurupi sobre o problema.

Zaqueu disse ao G1 que a chuva na cidade iniciou por volta das 15h e parou às 17h, neste domingo. Ele, então, saiu de casa para fazer um vídeo e mostrar a situação do residencial Canaã II e do setor Vale do Sol, que estavam completamente alagados. A ideia era cobrar do poder público alguma providência.

"Pessoal, quero mostrar aqui, a obra que o excelentíssimo prefeito Laurez fez, não fez a terraplanagem. Aqui era uma grota, então com a construção das casas, fizeram os muros, o prefeito fez o asfalto há poucas semanas. Os técnicos da prefeitura sabiam do problema, não fizeram o bueiro porque não querem indenizar nenhum morador para passar o bueiro dentro do lote. A situação é essa", disse ele.

Segundos depois, ele flagra uma casa sendo derrubada. Conforme o pastor, a família que vivia no local havia se mudado justamente por causa dos riscos. Por isso, a casa estava inabitada e não houve feridos.

"Foi um susto, a intenção era mostrar a quantidade de água, mas no momento, o muro não aguentou. Os muros das casas na região foram construídos com potencial de barragem, mas era muita água", comentou ele.

Zaqueu conta que duas residências localizadas na rua C12 ficaram completamente inundadas. Muro e portão foram derrubados. Em uma delas moram uma família com quatro filhos. Na outra, uma senhora e o neto. Eles não estavam na residência no momento.

"As outras casas debaixo, foram atingidas, arrancou muro, portão, todos os móveis ficaram inundados. A água chegou a 1,5 metro. Geladeira, televisão, ferramentas de trabalho, máquina de solda, tudo destruído", informou.

O Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado.