Unidade Básica de Saúde da Vila Aliança
Foto: Divulgação

Moradores do setor Alto Bonito, em Araguaína, precisam se deslocar até a Unidade Básica de Saúde da Vila Aliança em busca de atendimento médico depois que a UBS do setor passou a atender somente casos suspeitos de covid-19.

Além da distância, outro problema ocasionado pela mudança, segundo a dona de casa Nailma dos Santos, é que a capacidade de atendimento da UBS da Vila Aliança continua limitada mesmo com o aumento da demanda.

Segundo os moradores, são distribuídas apenas 13 senhas para vacinação durante o período da tarde. Com isso, muitas mães de recém-nascidos precisam chegar cedo para garantir a imunização do bebê e esperam horas do lado de fora.

Mãe de um bebê de 2 meses, Nailma disse que ficou do lado de fora da UBS por cerca de uma hora aguardando a distribuição de senhas.

"O postinho do meu setor, o Alto Bonito, fica quase no fundo do meu quintal e eu precisei vir até aqui vacinar meu filho. Como são distribuídas poucas senhas, a gente precisa chegar cedo. O mais revoltante é que não tem uma tenda onde os moradores possam esperar. Muitas mães com bebês, como eu, idosos, crianças e pessoas doentes estão esperando na rua, no meio do sol quente. Sombra só das residências nas proximidades", desabafou.

Mesmo após o recebimento das senhas, os usuários continuam esperando pelo atendimento do lado de fora da UBS, pois a unidade é pequena.

"Eu fiz uma cesariana, estou de resguardo há dois meses e estou com um bebê recém-nascido. Lá [na UBS] não tem distanciamento seguro e, por isso, a maioria das pessoas espera do lado de fora para ser atendida. É um absurdo", criticou.

Um vídeo que circula nas redes sociais gravado em frente à UBS da Vila Aliança mostra várias pessoas do lado de fora da unidade.

Crítica ao gestor Ronaldo Dimas 

A moradora também criticou duramente a gestão do atual prefeito. "Senhor Ronaldo Dimas, será se você não se sente com isso? Você está com 8 anos sendo prefeito e a saúde uma calamidade desse jeito. Será que você ainda tem coragem de pedir voto? Você tem 8 anos que está no poder. O povo de Araguaína precisa de saúde", desabafou.

O outro lado

A Prefeitura de Araguaína informou, em nota, que o funcionamento das UBS’s é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 e que o vídeo em frente à unidade na Vila Aliança foi gravado no período de almoço dos servidores.

A nota diz também que a distribuição de senhas é utilizada na unidade somente para organizar o fluxo de pessoas e otimizar o atendimento para consultas médicas e de enfermagem. “Todas as UBS’s, com exceção de duas referências para covid-19, seguem atendendo os usuários por consultas agendadas e por demanda espontânea nos casos de urgência”, garantiu a prefeitura.

Para o serviço de vacinação, a prefeitura disse que o atendimento segue o horário da unidade e é feito por ordem de chegada. Já para consulta geral, o agendamento é necessário pelo 0800 da Saúde (0800 641 2200), e para exames como Papanicolau e outros programas do Ministério da Saúde, o agendamento é realizado na recepção da UBS onde a pessoa deseja fazer a consulta.