
Moradores de ao menos três bairros de Araguaína entraram em contato com o AN para cobrar da prefeitura sinalização e pavimentação asfáltica. Um dos locais trata-se do perigoso cruzamento da rua Alfredo Nascer com a Murici, no setor Imaculada Conceição.
Imaculada conceição
Em abril deste ano, o AN mostrou a bronca da comunidade que cobrava sinalização de trânsito e conserto da iluminação pública no bairro. O problema da falta de sinalização persiste há bastante tempo, apesar dos moradores terem acionado o Ministério Público Estadual (MPE).
O representante do Conselho Fiscal do Imaculada Conceição, Adelvan do Nascimento Costa, encaminhou documentos à reportagem sobre as ações que correm na Justiça, há pelo menos três anos. “É uma via bastante movimentada e dá acesso ao Parque Cimba, pelo o grande fluxo e falta de sinalização, já morreram três em decorrência disso.” Cobrou.
Setor Coimbra
Um morador do Setor Coimbra, que preferiu não se identificar, também cobrou ação da prefeitura para asfaltar três pequenos trechos de ruas no setor. Rua 3, Rua 4 e Rua 5. “O prefeito (...) fez o recapeamento de todas as ruas que já possuíam asfalto e não deu atenção às três que a antiga gestão da Valderez Castelo Branco deixou no buraco.” Reclamou.
Setor Camargo
André Lessas, que mora há dois anos no Setor Camargo, mandou fotos e vídeos das ruas Pamerodes e da Rua Brusque. Ele mostrou as vias praticamente intrafegáveis por causa no areão, disse que problema se arrasta há sete anos e cobrou providência do poder público.
Mostrou ainda um monte de barro, que segundo ele, são trazidos para o local por caçambas que estão fazendo obras em Araguaína. “Está trazendo um grande transtorno aqui para a gente. Está fazendo com que as vias do setor fiquem intransitáveis. (...) Estou fazendo um apelo, a gente precisa [de ruas trafegáveis]”. Frisou o morador.
Nota da prefeitura
A Prefeitura de Araguaína informou que as faixas de pedestres no cruzamento da rua Alfredo Nasser com a Murici, no Setor Imaculada Conceição, serão pintadas assim que for finalizada a implantação do sentido único da via, reduzindo o risco de acidentes de trânsito, visto que a via apresenta características de curva. Mas ressalta que no local já existe sinalização vertical com placas de parada obrigatória e de indicação de limite de velocidade.
Quanto aos trechos citados das ruas 3, 4 e 5, no setor Coimbra, já existe projeto de pavimentação para o local que está em fase de licitação. A Prefeitura irá também enviar uma equipe técnica para as ruas Pamerodes e Brusque, no setor Camargo, para averiguar a situação informada pela população.