Ramila Macedo/Araguaína Notícias

De acordo com denúncias de moradores do Setor Costa Esmeralda  em Araguaína, eles estão há três dias sem abastecimento de água. Audiléia Conceição Oliveira, moradora do bairro, conta que foi surpreendida com o problema na terça-feira (5), quando se deu conta que já não tinha água nem na caixa.

Ao AN, a moradora relatou que tem recorrido a vizinhos para fazer as necessidades mais básicas, como fazer comida e beber. Ela contou que tem três filhos e as crianças não estão indo a escola porque não há água para fazer a higienização. “Sem tomar banho não da pra ir pra escola.”

Ela reclamou ainda da falta de informação aos moradores para prevenção de desabastecimento. “Se eles tivesse pelo menos avisado que ia faltar água, a gente podia guardar” reclamou.

Já a senhora Maria Luiza, 56 anos, moradora da Rua CE 24 do Costa Esmeralda 3, reclamou que sem água não pode fazer os trabalhos domésticos. “A gente num pode nem lavar roupa. Desde ontem que eu num lavo nem as vasilhas com medo da água da caixa acabar”.

Os moradores reclamam ainda que ligam a central da Cia de água, e são informados de que não há registro do problema no sistema e são orientados a ligar novamente no prazo de duas horas, mas nada foi resolvido até o momento.

Mais de 1700 famílias vivem no Residencial Costa Esmeralda, as casas â??do programa Minha Casa Minha Vida â?? são equipadas com caixas d’água de 250 litros, o que dificulta enfrentar desabastecimento de água por longos períodos.

Resposta da Concessionária de Água

Através de nota, Odebrecht Ambiental | Saneatins informou que “no último domingo, a empresa identificou um problema em um dos poços que abastece parte da cidade. O problema foi corrigido e o sistema se recupera. As equipes da concessionária estão trabalhando em soluções para normalizar o abastecimento no setor Costa Esmeralda que ainda tem seu abastecimento em recuperação”.

Sobre o restabelecimento da água, esclareceu que “a previsão inicial é que o abastecimento deva ser normalizado até o fim desta semana. A concessionária pede aos moradores que, em caso de falta de água, acionem imediatamente a empresa através de seu 0800 6440 195 para atendimento.” Diz a nota.