![](/imagem/0/0/191/moradores-encontram-peixes-de-varias-especies-morrendo-no-rio-lontra.jpg)
Moradores do bairro JK registraram mais um episódio de mortandade de peixes no leito do Rio Lontra, em Araguaína. Peixes de várias espécies e tamanhos começaram a agonizar na superfície da água por volta das 17 horas de ontem (29).
Segundo a moradora e integrante da ONG Salve o Rio Lontra, Vivian Nunes, crianças brincavam às margens do rio quando perceberam comportamento diferente dos peixes, e a princípio pensavam que estavam alegres. "As crianças que estavam às margens vieram nos dizer que o rio estava cheio de peixe pulando. Como moramos nas margens fomos conferir. Minha mãe foi ver que alegria era essa [dos peixes] que ela passou a tarde e não tinha visto. Foi quando ela viu que eles tava era morrendo" disse Vivian.
A cena foi registrada no trecho abaixo do lançamento de esgoto da Odebrecht Ambiental. Moradores ficaram estarrecidos com a cena, que segundo eles foi em maior quantidade se comparada com o registrado no mês de julho desse ano. Eles tentaram salvar alguns peixes, colocando em baldes.
Foram encontradas espécies como piau, mandi, mandubé, cari, jaú, pintado, traíra, pacú, lampreia, cará, piabas dentre outros boiando no leito do rio. Para moradora Vivan, a situação é revoltante.
Esta é a terceira vez que os moradores denunciam mortandade de peixes em pouco mais de um ano. Em agosto de 2015, centenas de peixes mortos apareceram no rio. Em julho desse ano, a cena se repetiu.
Nota da OdebrechtEm nota ao AN, a Odebrecht Ambiental | Saneatins esclareceu "que não há qualquer relação entre o novo episódio de mortes de peixes e a operação da Estação de Tratamento de Esgoto Neblina, que é o único emissor de esgoto que realiza o tratamento adequado antes de enviar o efluente ao Rio Lontra. Conforme estabelecido em Termo de Ajustamento com órgão ambiental, a estação opera seguindo os parâmetros adequados".
A empresa esclarece ainda que existem outros inúmeros fatores que afetam o rio, tais quais os lançamentos diretos de esgotos clandestinos e sem tratamento diretamente no Rio Lontra, além da poluição urbana que afeta o curso d?água.
A mortandade de peixes é um fenômeno que tem acontecido há alguns anos em Araguaína e cidades vizinhas, no mesmo período do ano e em mananciais diversos onde não há lançamento de esgoto tratado por parte da Saneatins, como o Córrego Jardim.
A concessionária reforça ainda que está à disposição das autoridades para buscar as razões da morte dos peixe".