
A ativista e líder comuninátaria Raimunda Gomes da Silva morreu na noite desta quarta-feira (7) aos 78 anos, na própria casa no povoado Sete Barracas, em São Miguel do Tocantins. A líder comunitária já havia perdido a visão e lutava contra diabetes. O governador Mauro Carlesse divulgou nota de pesar e a prefeitura de São Miguel decretou luto oficial de três dias.
Em nota, o governador Mauro Carlesse disse que o Tocantins perde uma de suas maiores líderes. Ressaltou que ela "construiu uma extensa folha de serviços ao nosso Estado e ao Brasil, por desenvolver um importante serviço comunitário e também como trabalhadora rural e ativista de destaque nacional."
-Nesse momento de luto e de dor, rogo ao nosso amado e eterno Deus que console os corações dos familiares, amigos e de todos os tocantinenses que certamente sentem esse momento de perda. Destacou Carlesse.
Dona Raimunda, a quebradeira
Dona Raimunda fez sua história na região do Bico do Papagaio, se tornando líder comunitária e ativista, lutando contra a ameaça dos grileiros e pela garantia dos direitos de seu povo. Desde cedo ela aprendeu o trabalho extrativista da quebra de coco babaçu, fundando o Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), em 1991, que engloba os Estados do Tocantins, Piauí, Pará e Maranhão.
Também foi responsável pela Secretaria da Mulher Trabalhadora Rural Extrativista do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), uma das fundadoras da Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Bico do Papagaio (Asmubip), onde contribui na conscientização das mulheres sobre saúde, sexualidade e direitos civis.
Homenagens e viagens
Pela sua atuação e história, recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Tocantins e prêmios como o Diploma Mulher-Cidadã Guilhermina Ribeira da Silva (Assembleia Legislativa do Tocantins) e o Diploma Bertha Lutz (Congresso Nacional).
Além de ficar conhecida no Brasil, Dona Raimunda foi à China, aos Estados Unidos, à França e ao Canadá. Inclusive ela chegou a ser indicada ao Prêmio Nobel da Paz.
Leia +http://araguainanoticias.com.br/noticia/33264/lider-das-quebradeiras-do-bico-dona-raimunda-sera-homenageada-em-brasilia/
http://araguainanoticias.com.br/noticia/29252/dona-raimunda-quebradeira-e-indicada-para-receber-premio-mulher-cidada-em-brasilia/