
O engenheiro civil e empresário Edmond Aziz Baruque, de 94 anos, faleceu nesta quinta-feira (25) no Rio de Janeiro (RJ). Ele é o fundador da conhecida bioindústria Tobasa, que extrai o óleo de coco babaçu e fica localizada em Tocantinópolis, região do Bico do Papagaio.
Baruque era considerado homem com uma visão empresarial e social, sempre prezando pelo desenvolvimento sustentável. Fundou a empresa Tobasa, onde gerou empregos, tecnologias e processos para o extrativismo florestal, dando completo aproveitamento ao coco babaçu.
Em nota, o vice-governador Wanderlei Barbosa lamentou a morte do empresário, prestou solidariedade à família e destacou o legado deixado por Baruque.
-Ele escolheu Tocantinópolis para investir no que mais amava, a industrialização do coco de babaçu para produção de óleo, sabão, carvão ativado e álcool. (...) sempre acreditou no extrativismo da palmeira de babaçu contribuindo assim com o crescimento econômico do Tocantins e a geração de empregos. Ressalta a nota de pesar.
O Governador Mauro Carlesse disse em nota de pesar que Baruque deixa um legado de histórias e aprendizado para todos aqueles que com ele conviveram.
“Nesse momento de tristeza e dor, rogo para que o Espírito Santo de Deus console os corações dos familiares e amigos que, certamente, sentem o luto pela partida de Edmond Aziz Baruque.”