Motorista denuncia empresa por fazer buracos na BR 153 para depois recupera-los.
Foto: Reprodução

Quem trafega pela BR 153, na região norte do Tocantins, já observou que o asfalto está bem cuidado. O vice-prefeito de Colinas Aurelino Pires, que também é motorista de van, gravou vídeo em um trecho da rodovia, a 18 km de Araguaína, para criticar ‘obras de recuperação’ do asfalto onde aparentemente não há necessidade.

O vídeo foi postado nas redes sociais na quarta-feira (17) e já tem mais de 90 mil visualizações. Nas imagens, Aurelino afirma que trabalha como motorista de van, pega a estrada todos os dias e não vê buracos no trecho de Colinas a Araguaína.

Ele inicia o vídeo mostrando a situação da pista e denuncia que a empresa responsável pelas obras está fazendo os buracos para depois tapar.

“Tem aqui o serviço de reforma da estrada, que na verdade, não tinha nenhum buraco. (...) Aqui essa maquininha e juntamente com outros equipamentos, eles utilizam para fazer a obra. Eles vêm com uma máquina especial, faz buracos na estrada. Não tinha nenhum buraco. Depois vem tampando (sic) os buracos, para dizer que a estrada estava péssima”.

Na sequência insinua que pode haver irregularidade e mostra trechos do asfalto arrancados mecanicamente. “Eles vêm, cavam o buraco para dizer que tem buraco. Isso aqui deve ser uma máfia. Só pode”. Diz revoltado.

“Por que não vão arrumar onde precisa?” Questiona o Aurelino. “Tem que arrumar é onde tem buraco realmente”.

Outro lado

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que realiza obras de prevenção.  “Quando o pavimento apresenta trincamento em áreas localizadas, é efetuada a correção desta patologia, substituindo a massa asfáltica trincada por massa asfáltica nova.

Esta ação deve ser efetuada porque o pavimento é um sistema em camadas, composto por camadas de solo e camada de concreto asfáltico, sendo que uma das funções da camada de concreto asfáltico é justamente impermeabilizar o pavimento.

Quando este pavimento começa a apresentar fissuras, em função da ação dos veículos, principalmente veículos de carga, a água da chuva entra no pavimento por estas fissuras gerando buracos, o que pode causar acidentes.

Desta forma, visando a segurança e o conforto dos usuários das nossas rodovias federais, o DNIT retira o pavimento fissurado, por meio de um processo conhecido como fresagem, e recompõe o pavimento com nova massa asfáltica, que é justamente o processo apresentado no vídeo encaminhado pelo usuário. É por ações como esta que a rodovia BR-153/TO entre estas cidades está em boas condições de trafegabilidade”. Finaliza.