Longa fila na UBS do Nova Araguaína
Foto: Divulgação

Moradores reclamam das longas filas e demora no atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Nova Araguaína.  Diante do problema, dona Elisangela Vieira Costa enviou nesta quarta-feira (11) áudios e vídeos ao AN denunciando a situação e cobrando das autoridades uma solução.

Elisangela disse que toda semana são distribuídos 30 fichas para quem está na fila, incluindo hipertensos, diabéticos, idosos e crianças. Entretanto, segundo ela, a quantidade não é suficiente e o tempo de espera para fazer uma consulta é longo.

Quando chega na hora de marcar, as pessoas que estão lá (...) nem todo mundo consegue a consulta. Se você vê a quantidade de idosos lá na fila, de pé, é triste a situação. Eu marquei uma consulta para meu filho, com 15 dias para consultar. Quando cheguei lá [ no dia] não conseguiu consultar porque a médica não foi. (...) É o cúmulo do absurdo.  Reclamou a moradora.

Ela explicou ainda que a consulta do filho foi marcada em novembro e ao chegar na data, dia 3 de dezembro, a médica estava de atestado. Por isso ela teve que voltar para o “rabo” da fila. “Até agora [11 de dezembro] meu filho não consultou. Se fosse um caso de vida ou morte, meu filho já tinha morrido.”

Ainda segundo a denunciante, só há duas médicas na UBS, que por sua vez estão grávidas. Relatou que, se a consultar der no dia que a médica está de atestado, o paciente tem que voltar para a fila e lutar para conseguir nova ficha, para só então marcar nova consulta.

—É uma falta de respeito tão grande com a comunidade, que é de revoltar qualquer pessoa.  Criticou.

Elisangela também enviou vídeos mostrando várias pessoas na fila de espera para atendimento na UBS do Nova Araguaína. Além de denunciar, ela cobrou uma providência do poder público. 

O outro lado

A Secretaria Municipal da Saúde informou que, desde junho deste ano, está em aberto uma chamada pública para contratação de 22 médicos, sendo 20 médicos generalistas para atendimento nas unidades básicas de saúde (UBS) e dois médicos psiquiatras, um para o atendimento ao Núcleo de Apoio a Saúde da Família e outro para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD 3).  

Informou ainda que até o momento, nenhum profissional se interessou pelas vagas ofertadas.

A secretaria informou que a chamada segue aberta, via Diário Oficial nº 1.834, de 17 de junho de 2019, e também por meio de divulgação no site do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (COSEMS), onde os interessados podem acessar para mais informações.