Evento busca informar mulheres sobre a importância de cuidar da saúde e se prevenir contra o câncer
Foto: Divulgação

Neste sábado, 05, acontece uma grande ação do Outubro Rosa onde será feito gratuitamente exames de prevenção, vacinas em adolescentes contra o HPV, atividade física, palestras, entre outras ações. Também haverá ônibus gratuito saindo das estações (confira no cronograma abaixo).

A projeção é que sejam realizados até 500 exames preventivos de câncer de colo de útero e de mama, importantes procedimentos para detecção precoce da doença. O evento acontece no Hospital Dr. Jorge Saade a partir das 08hs e será aberto pela Banda da PM. Além disso, também será servido café da manhã aos participantes.

 Segundo o médico rádio-oncologista da Radioterapia Irradiar, Ismar Rezende, o “Sábado da prevenção e cuidado” busca informar principalmente as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde e se prevenir contra o câncer e outras doenças. “Na ocasião, vários profissionais farão exames para o diagnóstico precoce de câncer de mama e útero totalmente gratuito. Nosso objetivo é informar e esclarecer sobre a necessidade de se cuidar independentemente da idade”, frisou.

Os organizadores do Mutirão Outubro Rosa são a Radioterapia Irradiar, Hospital Dr. Jorge Saade, Associação CuidaDores, entre outras empresas e instituições parceiras.

 

Lançamento da Associação CuidaDores
 

No dia do evento também haverá o lançamento oficial da Associação CuidaDores, uma entidade que busca dar assistência a pacientes do SUS com câncer que se tratam em Palmas.

De acordo com o presidente a instituição, o físico médico Fábio Alves, a CuidaDores nasceu para sanar uma grande demanda de pacientes oncológicos que estão na Casa de Apoio e não tem condições de se locomoverem para fazer a radioterapia. “A clínica Irradiar já executava o serviço de buscar esses pacientes, entretanto, agora a associação cuidará desses pacientes levando-os para fazerem o tratamento, recebendo doação de alimentos e itens de higiene, além de auxiliar nos trâmites para obter medicamentos, nutrição e apoio social com profissionais voluntários”, destacou.

Importante ressaltar que a CuidaDores continuará a promover campanhas de com o objetivo de prevenir e conscientizar a população sobre o câncer e também está com o projeto de um ambulatório de prevenção continuada e simpósios de saúde.

O Mutirão do Outubro Rosa acontece na Quadra 501 Sul, Rua NS-A, Conjunto 02, Lote 10 no Hospital Dr. Jorge Saade, antigo Centro Oncológico de Palmas.

Horário dos ônibus

Local de Saída                             Horário de Saída Local de Chegada
Estação Javaé -  Taquaralto               07:30        Hospital Dr. Jorge Saade
Estação Javaé -  Taquaralto              10:00           Hospital Dr. Jorge Saade
Estação Apinajé- Centro                       07:30         Hospital Dr. Jorge Saade
Estação Apinajé- Centro                      10:00         Hospital Dr. Jorge Saade
Hospital Dr. Jorge Saade                      10:30         Estação Javaé -  Taquaralto
Hospital Dr. Jorge Saade                       12:00         Estação Javaé -  Taquaralto
Hospital Dr. Jorge Saade                   10:30         Estação Apinajé- Centro
Hospital Dr. Jorge Saade                   12:00         Estação Apinajé- Centro

Serviço
Data: 05 de outubro de 2019
Horário: 08hs da manhã
Local: Hospital Dr. Jorge Saade - Quadra 501 Sul, Rua NS-A, Conjunto 02, Lote 10 antigo Centro Oncológico de Palmas.