Deputado Wanderlei Barbosa (SD)

O governador em exercício Wanderlei Barbosa (sem partido), no cargo há menos de uma semana, já participou de evento com a opositora de Mauro Carlesse, a senadora Kátia Abreu. E também já fez a primeira reforma administrativa, exonerando nove integrantes do primeiro escalão, além de substituir dois secretários afastados pela Justiça.

As exonerações dos 11 integrantes do 1º  escalão  do Governo foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE), desta segunda-feira, 25.  Wanderlei justificou que alguns indicados por Carlesse não se sentiram à vontade para continuar nos cargos.

No lugar do Secretário de Segurança Pública,  Cristiano Sampaio, afastado do cargo pela Justiça por seis meses,  entra o delegado da Polícia Civil Wlademir Costa Oliveira. O Secretário de Parcerias e Investimentos, Claudinei Aparecido Quaresemin, também afastado STJ, foi substituído pelo  procurador José Humberto Pereira Muniz Filho.

Além dos dois secretários afastados pela Justiça, o governador em exercício Wanderlei Barbosa exonerou outros nove. O Secretaria da Casa Civil, Rolf Vidal, foi exonerado e o novo substituto ainda não foi nomeado. Interinamente, a pasta será comandada por Sebastião Pareira Neuzin.

O secretário da Indústria e Comércio, Tom Lyra, também deixou a pasta e no seu lugar entrou o empresário Beto Lima, ex-presidente da Acipa. Outro que deixou o cargo foi o secretário de comunicação, Elcio Mendes e o substituto ainda não foi nomeado.

No lugar do Secretário Extraordinário de Assuntos Parlamentares, José Humberto Marques, entra o ex-deputado federal Darci Martins Pinheiro, o Darci Coelho.  Já a Casa Militar, sob responsabilidade do comandante-geral da Polícia Militar, passa a ser comandada pelo tenente-coronel João Leyde de Souza Nascimento.

O secretário da Governadoria, Divino Allan Siqueira, homem forte de Carlesse, também deixou a gestão e no seu lugar assume o empresário Joseph Madeira. O secretário de saúde, Edgar Tolline, que estava de férias, foi exonerado e a pasta será comandada interinamente pelo atual secretário interino, Afonso Piva de Santana.

Já na Secretaria da Fazenda,  Sandro Armando deixou o cargo e foi substituído pelo ex-presidente da ATM, Jairo Mariano (acumulando com a Adetuc). O Secretaria Extraordinário de Ações Estratégicas,  Keliton Barbosa, também foi exonerado e o substituto ainda não foi escolhido.

(Com informações do CT)