O comandante da Polícia Militar que permaneceu por mais tempo à frente do 2º Batalhão da PM, até então, foi o tenente-coronel Valdeone, que ocupou o posto por seis anos. Ao se despedir da função, nesta terça-feira, 13, ele agradeceu o carinho, o apoio e o respeito da sociedade organizada e da população de Araguaína. O oficial também recebeu homenagem do comandante-geral da Polícia Militar pelos relevantes serviços prestados na capital econômica do Estado.
Durante a despedida, Valdeone agradeceu o apoio da sociedade organizada, citando entidades como a Aciara e a SRA, além de escolas, igrejas e da população da cidade em geral.
“Araguaína é diferente, o calor humano, a proximidade que a comunidade tem com a Polícia Militar. (...) Aqui em Araguaína a gente passa com uma viatura e todos os alunos param e prestam continência”, destacou.
Cunho social
O tenente-coronel aproveitou o momento para lembrar que já fez parte do Programa Pioneiros Mirins, na época do governador Siqueira Campos (in memoriam), e ressaltou acreditar na transformação social proporcionada pela educação.
“Tenho um cunho social muito forte, apesar de gostar de arrochar ladrão. Mas eu tenho um cunho social muito forte no meu coração. Eu acho que a transformação da sociedade vai sempre passar pela escola”, pontuou, sob aplausos dos presentes.
Apoios e parcerias
Valdeone também destacou as parcerias e o apoio recebidos ao longo dos seis anos de comando, citando a Câmara Municipal, a Prefeitura, a ASTT, a Polícia Civil, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público e o Judiciário. Ele ainda ressaltou o papel da imprensa no apoio ao trabalho da Polícia Militar.
“A imprensa aqui em Araguaína é de dentro do quartel. E ela é muito íntegra, é imparcial. Mostra o que precisa ser mostrado. E eu peço aqui uma salva de palmas a toda a imprensa de Araguaína”, afirmou, em tom de elogio.
O comandante também fez questão de reconhecer o trabalho dos policiais do 2º BPM.
“Sempre foram muitos irmãos. Passamos por muitas situações juntos. A gente conseguiu defender essa sociedade que tanto espera da gente. Conseguimos cumprir nosso papel”, frisou.
Redução da criminalidade
Ao avaliar o período à frente da unidade, Valdeone destacou que, em conjunto com as demais forças de segurança, houve redução de até 75% na criminalidade em Araguaína.
“Lembro que, no meu primeiro mês em Araguaína, tivemos 14 homicídios registrados. Depois, tivemos menos de 14 registrados no ano de 2025. Esse resultado é fruto de um trabalho sem vaidade”, afirmou.
Reconhecimento ao sucessor

Na despedida, Valdeone afirmou que o sucessor, o tenente-coronel W. Costa, é preparado, experiente e comprometido com a segurança pública.
“Vocês vão receber o melhor comandante do Estado, que é o W. Costa. Eu vim só preparar o terreno para ele. (...) Araguaína não está perdendo em nada. W. Costa é um excelente comandante. (...) Meu pedido é esse: acolham esse homem que vocês vão se surpreender”, concluiu.
Reconhecimento do governador
Ao usar a palavra, o governador Wanderlei Barbosa destacou o trabalho desenvolvido por Valdeone à frente do 2º BPM e reforçou que W. Costa é preparado para assumir o comando da unidade.

“São dois oficiais que têm o respeito da corporação e da sociedade. São dois comandantes que as pessoas querem por perto, porque sabem que são cuidadosos. São eficientes”, disse.
O governador também afirmou que a mudança de comando faz parte de uma oxigenação promovida pelo comando-geral da Polícia Militar e não compromete a segurança em Araguaína, uma vez que o novo comandante possui plena capacidade técnica para a função.

Assista ao momento completo no vídeo.


