Política

"Não há perda nenhuma para os usuários do Servir," garante Secretário ao visitar o Sinai em Araguaína

o Instituto Sinai prestará os serviços médicos hospitalares aos beneficiários do Servir, Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado do Tocantins.

Secretário estadual de Administração, Bruno Barreto, durante visita ao Instituto Sinai em Araguaína.
Foto: Fernando Almeida/AN

O secretário estadual de Administração, Bruno Barreto, fez uma visita técnica na tarde desta segunda-feira (16) ao Instituto Sinai em Araguaína. O Sinai assume o atendimento do Plano de Saúde dos Servidores, o Servir, no lugar do Hospital Dom Orione (HDO).

A visita de Barreto foi acompanhada pelos diretores do Instituto Sinai e pelos deputados estaduais Jorge Frederico, Elenil da Penha e Valderez Castelo Branco. Além dos vereadores Flávio Cabanhas e Enoque Neto.

A estrutura conta com 69 leitos, sendo 23 deles de UTI e está localizada no centro da cidade. Depois de visitar as instalações do Sinai com a comitiva, o secretário concedeu entrevista. Disse, que apesar do “desconforto” causado com o descredenciamento do HDO, garantiu que “não haverá” perda nenhuma para o servidor.

Nós já credenciamos o Instituto Sinai e eles aumentaram o potencial de atendimento. Então a população de Araguaína só terá a ganhar.  Destacou o secretário ao começar a visita. Na sequecência, complementou.

Não há perda nenhuma para os usuários do Servir. Na verdade, o que há é um ganho para a população de Araguaína de um acrescimento de leitos. Finalizou Bruno.

Já o diretor da área médica, Dr. Fragoso Borges, ressaltou que o Sinai vai dar um “salto na qualidade do atendimento” ao servidor e está preparado para fazer cirurgias de baixa, média e até alta complexidade.

Tudo será resolvido aqui. Equipamentos de primeira qualidade, que se usam em hospitais como Albert Einstein, Sírio Libanês. (...) Então, o servidor vai ter um ganho e não uma perda. É o primeiro hospital de alta complexidade, privado, do Norte do Estado.

Equipamentos modernos que realizam procedimentos de alta, média e baixa complexidade. Aldemar Ribeiro/Gov.TO

O deputado Jorge Frederico, que acompanhou a vistoria técnica, aprovou as instalações do Sinai. —As estruturas muito boas aqui. (...) Claro, que toda mudança exige algumas adequações e eu entendo que as qualidades são boas. Ponderou o parlamentar.

A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, a deputado Valderez Castelo Branco, fez uma avaliação positiva da estrutura do Sinai. Frisou que o Governo está empenhado em oferecer o melhor atendimento e assegurou que vai continuar acompanhando e fiscalizando.

Nós estamos aqui para cuidar do Estado, fiscalizar, acompanhar, aplaudir. E alguma coisa que tiver que ser mudada, se necessário, nós também estamos aqui para dar garantia de um atendimento a contento dos nossos usuários. Finalizou a parlamentar.

Serviços do Sinai

O Instituto Sinai prestará os serviços de pronto atendimento de emergência e urgência, diagnóstico por imagem (raio-x, ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética nuclear), e vai oferecer diversas especialidades, entre elas, clínico geral e ortopedia. Para pacientes internados uma equipe multidisciplinar com os serviços de  fisioterapia, nutrição, assistência social e psicologia.

Além disso, estarão à disposição dos pacientes: laboratório próprio de análise clínicas, centro cirúrgico, UTI adulto e internação com acomodações em apartamentos e enfermaria.