Política

Nova lei obriga hospitais de Araguaína a orientarem pais de recém-nascidos sobre primeiros socorros

"Procedimentos como a manobra de Heimlich têm fácil aplicação e são eficientes

Hospitais terão que orientar pais sobre primeiros socorros
Foto: Ilustração

O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, sancionou a lei de autoria do vereador Marcos Duarte que determina que os hospitais e maternidades da rede pública e privada de saúde de Araguaína ofereçam aos pais ou responsáveis por recém-nascidos orientações de primeiros socorros voltadas para situações de engasgamento, aspiração de corpo estranho e prevenção de morte súbita do neonato.

O vereador justifica que a sufocação ou engasgamento ocupa o terceiro lugar no ranking de mortes de crianças vítimas de acidentes no Brasil e representa a primeira causa em situações de crianças com até um ano de idade.

Segundo especialistas, é comum o engasgamento com líquidos, leite materno ou mesmo saliva em menores de um ano de idade. Outra ocorrência muito comum é a aspiração de corpo estranho. A aspiração de corpo estranho é um acidente grave e potencialmente fatal que pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas é muito mais frequente em crianças”, frisa Marcos Duarte.

Vereador Marcos Duarte, autor do referido projeto de Lei

A lei determina que as orientações serão ministradas antes da alta do recém-nascido. O prazo para que os hospitais se adequem a lei será definido pela prefeitura após a regulamentação da lei.

Procedimentos como, por exemplo, a manobra de Heimlich têm fácil aplicação e são eficientes, mas devem ser aplicadas imediatamente. Desta forma, ter alguém no momento do ocorrido com conhecimento para prestar o socorro pode evitar a morte por asfixia ou ainda a passagem de alimento para o sistema respiratório, o que pode ocasionar infecções”, destaca o vereador.