Educação

"O esporte mudou minha vida" diz estudante de Xambioá campeão brasileiro de halterofilismo

Ele é Jhefferson Hallerrandro, que encontrou no esporte paralímpico uma forma de realizar os seus sonhos

O estudante Jhefferson é campeão brasileiro de halterofismo
Foto: Divulgação

O estudante Jhefferson Hallerrandro de Macedo Dias, 19 anos, aluno da Escola Estadual Eurico Mota, localizada em Xambioá, foi campeão brasileiro do Circuito Brasil Loterias Caixa, na competição de halterofilismo. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, sempre incentiva os professores e estudantes a praticarem esportes, exemplo, são as paralimpíadas escolares, que a cada ano, abrange mais estudantes.

Jhefferson ficou em 1º lugar na categoria de até 54kg, e, na competição geral, o coeficiente, juntando as três categorias, ficou em 2º lugar. O evento foi realizado no Clube Reviver, em São Paulo, SP. Ele conta com a orientação dos professores Rafael Gabarrão e Jéssica Araújo Gabarrão.

Antes, o aluno Jhefferson tinha participado de uma competição em Brasília, na qual se classificou para o campeonato brasileiro. “O esporte mudou a minha vida, fiz muitas amizades e adquiri mais conhecimento. Eu agradeço essa oportunidade a Deus e ao meu professor Rafael, que me mostrou o mundo paralímpico. E hoje, eu posso dizer que o esporte representa muito em minha vida”, contou.

O treinador Rafael ficou muito animado com essa conquista e já planeja participar do Campeonato Mundial de Halterofismo, que será realizado no Egito, no próximo ano. “Esse é o papel do professor, mostrar novos horizontes aos nossos alunos. Jheffersson era um menino muito triste, pois sofria muito bullying, ele não se aceitava. Logo, na primeira competição, no ano passado, ele conheceu muitos garotos com a mesma deficiência dele, que é o nanismo, e aí o estudante se reencontrou. Hoje, além de vencer o campeonato brasileiro, Jhefferson encontrou a alegria de viver”, explicou o professor.