Educação

O que se comemora no dia 20 de novembro? Conheça a origem do Dia da Consciência Negra

A data é uma oportunidade para reflexão, celebração e conscientização sobre a importância da cultura afro-brasileira e a necessidade contínua de combater o racismo em todas as suas formas

O Dia da Consciência Negra visa relembrar a luta pelo fim da escravidão no Brasil. Data celebra também Zumbi dos Palmares
Foto: Agência Brasil

No dia 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia da Consciência Negra, uma data que representa muito mais do que uma simples comemoração.

Surgida a partir do trabalho e da luta de um grupo de jovens negros em 1971, essa data se tornou um marco importante na reflexão sobre a história e a cultura afro-brasileira, além de ser um dia de homenagem a figuras históricas que resistiram à escravidão.

Como surgiu o 20 de novembro?

A iniciativa buscava questionar a legitimidade do 13 de maio como data de celebração para o povo negro, e partiu de um grupo de jovens em Porto Alegre.

Esse grupo, conhecido como Grupo Palmares, formado por Antônio Carlos Côrtes, Oliveira Silveira, Ilmo da Silva, Vilmar Nunes, Jorge Antônio dos Santos (Jorge Xangô) e Luiz Paulo Assis Santos, buscava uma alternativa que destacasse o protagonismo da luta dos ex-escravizados por liberdade.

A escolha recaiu sobre o 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo máximo da resistência à escravidão no período colonial.

O Dia da Consciência Negra ganhou visibilidade em 1971, com um ato evocativo à resistência negra realizado pelo Grupo Palmares.

O evento ocorreu no clube Marcílio Dias, em Porto Alegre, valorizando a figura de Zumbi dos Palmares como herói.

Crescimento do apoio ao 20 de novembro

A escolha do 20 de novembro não foi apenas um contraponto à data oficial, mas também uma forma de valorizar a cultura, a história e o papel político dos afro-brasileiros na sociedade.

A proposta do Grupo Palmares recebeu apoio em todo o país, culminando em manifestações anuais em novembro.

O Movimento Negro Unificado (MNU) assumiu a iniciativa em 1978, transformando o 20 de novembro em um marco da luta e resistência ao racismo.

O respaldo do MNU impulsionou a necessidade de políticas públicas de igualdade racial, destacando a ausência dessas políticas na abolição oficial de 1888.

Dia 20 de novembro é feriado?

Somente em 2003, após uma árdua luta do movimento negro, o Dia da Consciência Negra foi oficializado no calendário escolar pela Lei 10.639, que obriga o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas.

Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff oficializou o 20 de novembro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

No entanto, o feriado só é reconhecido em locais com leis municipais ou estaduais específicas.

(Com informações da Agência Senado)