A empresária Cleide Guedes mora e tem uma escolinha de futebol no Setor Alaska, em Araguaína, há 17 anos. Ela foi a representante das mais de 600 famílias que moram no bairro e nos setores vizinhos, Dona Nélcia e Jardim América, na entrega oficial das obras de drenagem e pavimentação na região, no último dia 24.
Cleide lembrou que a Rua Florêncio Machado, uma das principais da localidade, é paralela à Avenida Marginal Neblina e fica em uma região mais baixa, recebendo todo o volume de água da chuva das partes mais altas, como a Rua Sadoc Correia. O alagamento frequente da via causava inúmeros prejuízos para os moradores.
“Mas já notamos que o problema está solucionado, porque o serviço foi bem-feito. Tivemos duas fortes chuvas e não tivemos alagamentos”, relatou a empresária.
Os problemas ficaram no passado
Além da presença da comunidade, o evento de entrega contou com a participação de vereadores, secretários e do prefeito Wagner Rodrigues. Em seu discurso, Wagner destacou o quanto a série de obras de infraestrutura tem proporcionado mais qualidade de vida para a população. “Lama e poeira é tudo o que ninguém quer e tudo o que estamos deixando para trás na cidade de Araguaína”, afirmou Wagner.
Executadas dentro do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, com recursos da CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, as obras dos setores beneficiam mais de 600 famílias e pontos comerciais. “São bairros pequenos, mas que recebem um fluxo grande de veículos. E há muitos prédios na região, por isso essa obra é tão importante, pois oferece condições para a iniciativa privada continuar investindo na verticalização", complementou o prefeito.
Drenagem eficiente
Para evitar os alagamentos, os serviços contemplaram dois mil metros de drenagem. “Os bairros atendidos formam uma microbacia hidrográfica e acumulavam muita água na Rua Florêncio Machado. O local de escoamento é o córrego Neblina, mas o caimento era pequeno, então foram executadas várias bocas de lobo, rede enterrada e duas novas saídas de água de chuva para conseguir fazer a drenagem adequadamente”, explicou o Coordenador Geral da Unidade de Gerenciamento de Projeto (UGP), Cid Forghieri.
Novas rotas e mais mobilidade urbana
Os setores Alaska, Dona Nélcia e Jardim América receberam 13 mil metros quadrados de pavimentação, entre recapeamento e novo asfalto em quatro vias, somando 15 ruas beneficiadas, além de calçadas acessíveis e sinalização de trânsito. Os investimentos nas obras de pavimentação, drenagem superficial e profunda somam cerca de R$ 8 milhões.
“Algumas ruas não eram pavimentadas e, por isso, quem vinha do centro para os bairros ou vice e versa não utilizavam as vias. Com essa entrega que fizemos, a comunidade tem mais possibilidades de rotas, o que melhora a mobilidade urbana e torna o trânsito mais fluido”, explicou o secretário da Infraestrutura, Frederico Prado.
Obras dos setores Alaska, Dona Nélcia e Jardim América beneficiam famílias e criam novas rotas para o centro
Os bairros, que ficam próximos à Marginal Neblina e Avenida Filadélfia, receberam mais de dois mil metros de drenagem, além de 13 mil metros quadrados de recapeamento e nova pavimentação
Ao todo, foram 15 ruas atendidas também com implantação de calçadas acessíveis e sinalização.
Foto: Marcos Sandes/Secom Araguaína