A Policia Militar do Tocantins, tem se destacado nos últimos temos, não apenas por ser uma policia considerada ética e de        referência no país, mas também por ter em sua corporação, milhares de militares com um alto nível de escolaridade. Realidade diferente de tempos atrás.  São pessoas em várias áreas de formação, mas que escolheram vestir a farda.

O Capitão da Polícia Militar, Luciano Silva Gomes é uma prova disso.  Com 29 anos de idade e há 10 de serviço prestado na PM, o jovem oficial tem formação em direito e agora foi            aprovado neste segundo semestre de 2016, na seleção do Mestrado Acadêmico em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins, que ofertou 10 vagas.  O projeto de pesquisa dele foi aprovado para ser investigado durante os dois anos da pós-graduação stricto senso da Universidade.
"A proposta é discutir questões de Gênero e Empoderamento feminino nas funções operacionais e de Comando na PM tocantinense, e a forma como a mídia local apresenta a mulher policial. O tema é bastante relevante para a academia e para o comando da corporação na atualidade, tendo em vista os variados debates sobre igualdade de direitos e obrigações de gênero, além da colocação das mulheres no mercado de trabalho", explica Luciano.
O oficial disse ainda que, o objetivo é investigar como a mulher tem se colocado na corporação ao longo dos anos, que tipo de funções tem exercido, os preconceitos funcionais e institucionais que por ventura tenha sofrido e como a mídia tocantinense tem tratado a policial feminina no Estado.
Ele garante que está animado com a possibilidade de realizar a investigação e acredita ser mais uma oportunidade de aproximar a academia e as pesquisas cientificas da Polícia Militar, tornando o trabalho de segurança pública no Estado cada vez mais eficaz", finalizou.