Notícias

Oleaginosas: os benefícios de inserir grãos e sementes na dieta

Prevenção de doenças, melhoria no aprendizado e na qualidade de vida são algumas das vantagens de dietas com esses alimentos

Recomenda-se que, diariamente, a pessoa se alimente de cerca de 30 g dessas sementes.
Foto: Divulgação

A adesão a uma dieta saudável, que seja composta por uma alimentação rica e diversificada, traz inúmeros benefícios para o corpo. Alimentar-se bem é sinônimo de menor risco de desenvolvimento de doenças, melhoria na qualidade de vida e maior disposição para a realização das atividades diárias.

O cardápio deve englobar, principalmente, nutrientes que não são produzidos pelo corpo. É o caso do ômega 3, uma gordura poli-insaturada que é benéfica para o organismo, principalmente na manutenção da saúde do coração. Dessa forma, ter uma dieta com alimentos ricos em ômega 3 é um ponto crucial para melhorar a saúde.

Vários são os alimentos em que se encontra o nutriente. Peixes, camarões e outros crustáceos são alguns exemplos, assim como folhas verdes escuras, como couve e espinafre. As leguminosas, tais como feijão, soja e grão-de-bico, são outras opções do que colocar no cardápio para consumir o nutriente.

E não se pode deixar de citar, também, as sementes e as oleaginosas. Linhaça e cânhamo são alguns exemplos do primeiro tipo, e são ótimas fontes de ômega 3. Eles também são ricos em fibras e podem ser utilizados em receitas para as refeições principais e para lanches, como em vitaminas e iogurtes.

Já amêndoas, pistache, castanhas e nozes são alguns dos alimentos mais comuns quando se fala em oleaginosas, e que contêm outras gorduras poli-insaturadas. É recomendável comprá-las com casca, como forma de evitar que elas oxidem.

No caso das pessoas vegetarianas, esses alimentos são importantes por fornecerem um nutriente importante para a saúde do corpo, sem envolver o consumo de carne. Diferentes áreas do organismo se beneficiam, como você pode ler abaixo.

Benefícios do ômega 3

O consumo regular de ômega 3 ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e também atua na regulação da pressão arterial. Além disso, desempenha um papel importante no fortalecimento do sistema imunológico, colaborando para que haja um risco menor de contrair doenças, de modo geral.

O nutriente também faz bem para o cérebro. Ele ajuda a aprimorar a memória, fazendo com que haja uma troca de mensagens no órgão de uma forma mais rápida e eficiente. Assim, o seu consumo estimula a pessoa a ter um melhor aprendizado. Ter uma dieta rica em ômega 3 é excelente para estudantes.

Exemplos de sementes

Recomenda-se que, diariamente, a pessoa se alimente de cerca de 30 g dessas sementes. Podendo ser encontradas em sacolões e supermercados, ou mesmo em lojas virtuais, as sementes oferecem muito mais vantagens do que apenas o ômega 3. Conheça algumas delas abaixo.

As gorduras poli-insaturadas das nozes colaboram para diminuir os níveis do colesterol ruim no corpo, à medida que aumentam os níveis do bom. Elas também atuam na prevenção do câncer. Nos homens, os antioxidantes das nozes colaboram para estimular a fertilidade, enquanto nas mulheres, reduz os problemas da menopausa.

Tipicamente brasileira, a castanha-do-pará é ótima para manter a tireoide e o fígado funcionando perfeitamente. Isso porque ela é uma oleaginosa rica no mineral selênio. Mas há um aviso: não consuma em excesso, isso poderá resultar em uma dieta muito calórica, prejudicando o corpo.

Já a castanha-de-caju é outra escolha certa para a saúde. Ela é fonte de minerais como fósforo, cálcio e ferro, além de ser rica em vitaminas do complexo B, que atuam em diversas reações químicas do corpo. Consumir cerca de três castanhas por dia deve ser o suficiente para prover a cota diária desses nutrientes.

A amêndoa, por fim, é rica em zinco. O minério ajuda no processo de cicatrização da pele, assim como no funcionamento das defesas orgânicas. Ingerindo entre cinco e dez amêndoas por dia, é o suficiente para o consumo da quantidade ideal de zinco, magnésio, fibras, vitamina E e proteínas, que vão colaborar na diminuição do colesterol ruim no sangue.