Vídeo mostra pneus extremamente carecas.
Foto: Reprodução
Ônibus escolar sujo, com pneus carecas e constantes problemas mecânicos. Esta é a realidade que alunos da zona rural de Santa Fé do Araguaia enfrentam diariamente. Vídeos recebidos pela reportagem do AN nesta sexta-feira (7) mostram as más condições do ônibus que coloca em risco o transporte de crianças com idades entre 4 a 10 anos, alunos da escola do Pontão. 
 
A moradora Daniele Cristina Nascimento, tia de uma aluna, descreveu a situação e relatou as dificuldades de pais e alunos. Segundo ela, é comum o ônibus apresentar problemas mecânicos, causando transtornos aos alunos que ficam sem poder ir à escola.
 
Às vezes [as crianças] passam semana sem ir pra escola. Dentro do ônibus é sujo, sujo!. Esses dias até tinha galão de gasolina dentro do ônibus”. Descreveu Daniele. 

O ônibus quebra no meio do nada. Aí sempre aparece alguém e leva as crianças pra casa. Esses dias furou o pneu. Até o pneu que tá do lado tá careca, careca, careca! Não tem condições. Não tinha um pneu de estepe, não tinha uma chave de fenda na van.” Criticou. 
 
 Segundo Daniela, como a situação não é resolvida, alguns pais, cansados de lutar, já estão saindo da zona rural e mudando para cidade para que os filhos não fiquem sem estudar. 
 
Além da precariedade do ônibus, Daniela explicou que não tem auxiliar para ajudar as crianças e até mesmo acompanha-las durante o caminho à escola. 
 
Não tem ninguém que auxilia. Esses tempo atrás, teve uma mãe, a menininha dela estava na poltrona, sem cinto. O motorista deu uma freada, alguma coisa, aí a menininha caiu dentro do ônibus. Machucou as costas! A mãe foi na escola, brigou, mas não resolveu nada”. 
 
Ainda conforme Daniele, os pais já se reuniram para tentar buscar melhorias, mas nada foi feito até o momento. Ela conta que o ônibus é terceirizado e leva crianças de 4 a 10 anos para a escola Municipal São Paulo, que fica no povoado Pontão, município de Santa Fé. 

O caso também foi denunciado ao Ministério Público do Tocantins. 
 
 

 

Nota do MPTO

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) informou em nota que "recebeu a referida denúncia, e que a 9ª Promotoria de Justiça de Araguaína já instaurou notícia de fato e oficiou o município para que preste informações sobre o fato.

O MPTO ressalta que já existe cumprimento de sentença determinando ao município a total adequação do transporte escolar. A não comprovação da regularização no prazo de 10 dias ensejará medidas nos autos judiciais, como multa fixada em sentença, entre outras consequências
".


Sem resposta da prefeitura

A reportagem procurou a Secretaria Municipal de Educação de Santa Fé do Araguaia, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno. O espaço permanece aberto.