Garimpo ilegal foi localizado próximo de Natividade.
Foto: Reprodução/ TV Anhanguera

Uma operação do Ibama no Tocantins fechou garimpos clandestinos de ouro na região sudeste do estado. Os fiscais flagraram trabalhadores em situação precária e enormes área desmatadas em meio às Serras Gerais, perto de Natividade. Maquinário pesado e até geradores elétricos estavam na região.

A TV Anhanguera teve acesso com exclusividade às imagens da operação. Segundo o Ibama, os garimpeiros trabalhavam sem qualquer uso de equipamentos de proteção. As multas aplicadas nos responsáveis pelos garimpos chegam a R$ 500 mil.

Foram apreendidos 6,5 quilos de mercúrio, um metal que mesmo em pequenas concentrações é considerado uma ameaça á saúde publica e aos ecossistemas por ser altamente toxico.

Os fiscais chegaram aos garimpos depois que o núcleo de inteligência da Superintendência do Ibama no Tocantins identificou um aumento nas atividades ilegais, segundo o órgão, isso se deu devido a alta no preço do ouro. O Ibama, encaminhou os flagrantes para o Ministério Público Federal.

Especialistas garantem que a mineração de ouro, de forma ilegal, pode poluir rios e contaminar peixes. Os danos ambientais em casos do tipo são difíceis de recuperar.