Notícias

Paciente passa mal após deixar UTI do HRA e perde a vaga; família pede socorro

Filho busca vaga na UTI do HRA para pai que sofre de insuficiências cardíaca e renal

Severino Frazão de Araújo Filho, 48 anos, foi retirado da UTI e agora a família busca vaga.
Foto: Cedida ao AN

Após passar 47 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Araguaína, o senhor Severino Frazão de Araújo Filho, 48 anos, foi transferido para uma enfermaria, onde teve piora do seu quadro de saúde. Agora a família luta para que ele retorne à UTI.

O filho dele, Marco Antônio de Sousa Araújo, relatou ao AN nesta quarta-feira (11) que o pai sofre de insuficiência cardíaca, insuficiência renal, tem diabetes e está com pneumonia.

No último sábado (7), um médico retirou seu Severino da UTI, e o transferiu para um quarto. No dia seguinte, ele passou mal e quase morreu. “Ele piorou bastante no dia seguinte e agora precisa voltar pra UTI e não tem leito. No domingo ele passou mal, quase veio a óbito”, contou filho Marco Antônio.

Em relatório médico com data ainda de domingo (8), foi indicada a necessidade de uma vaga para o paciente em uma UTI. Porém, até esta quinta-feira (12) o paciente está na sala amarela e ainda aguarda por uma vaga.

O filho diz que o pai respira com ajuda de aparelhos e precisa muito ser internado na UTI. Na dificuldade de achar leito, Marco Antônio também procurou ajuda da Defensoria Pública.

O que diz a SES

A reportagem procurou a Secretaria de Estado de Saúde, que em nota, confirmou que o paciente foi transferido para uma enfermaria dando sequência ao tratamento. "Na enfermaria, continuando o tratamento, houve piora clínica devido às comorbidades do paciente que agora aguarda vaga em UTI, providenciada pela Central de Regulação Estadual. A SES ressalta que está prestando todos os cuidados que o paciente requer, hoje ele se encontra em leito na sala amarela enquanto aguarda liberação de vaga em UTI". Informou a secretaria de Saúde sem definir data.