Notícias

Paciente que venceu a covid-19 após 10 dias no HDT celebra: "é o verdadeiro hospital do amor"

"O carinho que recebi dos profissionais durante o tratamento, me deram força e vontade de viver", conta a paciente que ficou 10 dias internada no HDT-UFT.

Dona Elda Maria teve alta emocionante no hospital.
Foto: Reprodução

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), tem buscado constantemente se estruturar para receber, da melhor forma possível, os pacientes afetados pelo o novo coronavírus.

Para tanto, o hospital tem investido em ações preventivas como treinamentos para os profissionais da linha de frente, criação do Time de Resposta Rápida (TRR), definição de novos fluxos internos, investimentos em equipamentos de proteção individual (EPIs), adaptação na estrutura física etc. Além de todas essas medidas, o principal cuidado fica por conta dos colaboradores, que trazem consigo o melhor remédio que o hospital poderia fornecer— o amor.

A prova disso está estampada no rosto de pacientes como dona Elda Maria Carvalho Rezende dos Reis, de 52 anos, diagnosticada com Covid -19, que por volta de 12h deste sábado (23), recebeu alta, após 10 dias de tratamento no HDT-UFT.

A alta foi emocionante, dona Elda recebeu o carinho da equipe através de uma calorosa salva de palmas e em seguida fez questão de registrar seus agradecimentos.

Gostaria de agradecer primeiramente a DEUS, meus familiares e essa família que eu encontrei. Isso aqui para mim é o verdadeiro hospital do amor. Deus consentiu sabedoria a todos vocês e um amor ao próximo muito grande. Eu jamais vou poder agradecer tudo que fizeram por mim, vou orar muito para que Deus continue abençoando a todos e as famílias que estão lá, sozinhas, para que vocês estejam aqui, dando esse amor todo pra gente, porque o que cura é o amor”, concluiu a paciente.

Força para a equipe

Para a chefe da Divisão de Enfermagem, Áurea Casagrande, a demonstração de carinho e gratidão, renovam os sentimentos da equipe, em cumprir o seu dever e não fugir da batalha para vencer a Guerra. Estendeu ainda seus agradecimentos a todos profissionais que trabalham indiretamente na linha de frente do Covid-19.

Parabenizo também toda a equipe dos bastidores que lutam incansavelmente para proporcionar um atendimento seguro e de qualidade aos pacientes, mesmo diante de tantas dificuldades”, conclui.

Balanço de pacientes com covid-19

O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), registra até o momento, 44 altas (33 melhoradas e 11 transferências) de pacientes diagnosticados com Covid -19, de um total de 52 internações, segundo dados do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde. Conforme o Plano de Contingência/Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, atualmente o HDT-UFT é responsável pela internação de pacientes infectados com o novo coronavírus classificados como casos moderados, com a disponibilidade de dez leitos.

Atuação da Rede Ebserh 

Desde os primeiros anúncios sobre o COVID-19, a Rede Ebserh tem trabalhado em parceria direta com o Ministério da Saúde, com participação do Centro de Operações de Emergência (COE) do órgão e tendo como diretrizes monitorar a situação no país e em suas unidades, realizar treinamento de funcionários da Rede, promover webaulas, definir fluxos, montar câmaras técnicas de discussões com especialistas e atuar como hospitais de referência em algumas regiões.