Notícias

Pagamento do 13º salário pode ajudar brasileiros a renegociar dívidas

De acordo com último balanço do Peic, percentual de famílias empregadas e endividadas está em mais de 70%

Empregadores têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do 13º salário.
Foto: Divulgação

Segundo o último dado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) realizado este ano, famílias que ganham até 10 salários mínimos, o endividamento chegou a 70,7%.

O pagamento do 13º salário pode ser uma estratégia para desafogar o orçamento. Logo que, de acordo com o prazo estipulado pela Lei 4.090, de 13 de julho de 1962, promulgada em novembro de 1965, empregadores têm até o dia 30 de novembro para pagar a primeira parcela do 13º salário.

A master coach, Tudy Vieira, orientou como usar de  forma inteligente  essa renda extra. “Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer a fundo quais são as suas dívidas. Anote tudo, com essa organização será possível fazer um bom planejamento financeiro. Dê prioridade para as dívidas que têm juros mais altos, e assim você evita que elas fiquem com um valor altíssimo, o último passo é renegociar sua dívida, essa é uma maneira de tentar diminuir o valor ou melhorar as condições de pagamento para que você consiga se livrar dessa despesa mais rápido”, aconselhou.

Algumas empresas em Palmas tem oferecido a possibilidade de renegociação de dívidas. “O atual cenário econômico brasileiro de crise, agravada pela pandemia da Covid-19, demonstrou ainda mais a necessidade de abertura para o diálogo e renegociação de dívidas. E a nossa empresa está aberta para isso, basta que o cliente procure- nos, e um dos analistas atenderá de forma individualizada cada situação. Oferecemos descontos bem atrativos em relação a juros e multas, para que as pessoas possam recuperar seus créditos nesse final de ano”, afirmou o diretor da Buriti Empreendimentos, Adriano Lacerda.

Cálculo do 13º salário

Para calcular o décimo terceiro salário, é necessário considerar o valor mensal do salário bruto multiplicado pelos meses trabalhados e dividido por doze. O valor da primeira parcela dessa gratificação é equivalente a 50% do total, sem descontos. A segunda parcela é paga em valor menor, pois é dela que são descontados o INSS e o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

Aposentados e pensionistas do INSS e funcionários públicos também recebem o 13º salário, mas o pagamento segue outros calendários. Para aposentados e pensionistas do INSS, a primeira parcela do 13º salário já foi paga em agosto, e a segunda será paga até 6 de dezembro, de acordo com calendário divulgado pelo próprio INSS.