Durante todo o ano de 2024, o Pronto Atendimento Infantil de Araguaína (PAI) contabilizou 45.307 consultas especializados em Pediatria, além de 41.873 exames de apoio diagnóstico, como raio-x, exames laboratoriais e eletrocardiogramas, totalizando mais de 87 mil atendimentos. Esses números representam um crescimento expressivo em comparação ao ano anterior, que fechou com 41.944 consultas e 39.301 exames realizados.
Ana Paula da Silva, mãe da Anna Liz, de apenas um mês de idade, precisou levar a filha para atendimento médico recentemente e diz que foi muito bem recebida no PAI. “O médico Fernando e toda a sua equipe nos atenderam muito bem, foi bem rápido. Estão todos de nota 10”, ressalta a mãe.
“Os números comprovam o compromisso da nossa gestão em oferecer um atendimento de excelência para as crianças de Araguaína e região. Estamos investindo para garantir que cada paciente receba cuidado rápido, humanizado e de qualidade. Esse é um reflexo do nosso esforço em sempre melhorar os serviços de saúde do município”, destaca Wagner Rodrigues, prefeito de Araguaína.
Investimentos para atendimento mais eficiente
No último ano, o PAI passou por diversas melhorias estruturais e operacionais que ampliaram a qualidade e a eficiência dos atendimentos. Entre as principais iniciativas, está a reforma e ampliação da recepção, que agora acomoda até 70 pessoas simultaneamente, além de novas medidas para aprimorar a climatização e o conforto geral da unidade, como a substituição dos aparelhos de ar-condicionado e dos bebedouros.
Outro avanço importante foi a implementação de um protocolo de febre na Classificação de Risco, com foco em reduzir o risco de convulsões em crianças enquanto aguardam atendimento. Também houve melhoria no fornecimento de alimentação, que passou a ser responsabilidade de um restaurante, com cardápios variados para colaboradores e acompanhantes.
De acordo com Samantha Vitorino Coelho, diretora administrativa do PAI, a eficácia dos atendimentos após as melhorias é notável. “Agora, com a técnica fluxista, ficamos observando as crianças para ver como chegam. Assim que entram, já aferimos a temperatura. Se estiverem com febre, seguimos o protocolo da unidade, que garante que recebam medicação antes mesmo da classificação. Isso reduz muito o risco de convulsões e acelera o atendimento”, ressalta.
Preparativos para o período sazonal
A unidade também reforçou seus processos para lidar com a sazonalidade, caracterizada pelo aumento na demanda durante os meses de março, abril e maio. Uma das ações foi a reorganização da equipe de plantonistas, permitindo que o médico de retaguarda assuma rapidamente um consultório caso haja aumento expressivo no fluxo de atendimentos.
Sobre o PAI
O Pronto Atendimento Infantil é a única unidade no Tocantins especializada em urgência e emergência pediátrica, oferecendo atendimento exclusivo para crianças de Araguaína e região. Sob gestão compartilhada com o ISAC (Instituto Saúde e Cidadania) e custeado 100% pela Prefeitura de Araguaína, o PAI possui três consultórios médicos e capacidade para atender até 150 pacientes por dia. Durante os meses de sazonalidade, esse número pode chegar a 270 pacientes diários.