Fernando Almeida
O Atacadão Carrefour, recém-chegado em Araguaína, está bancando a duplicação do trecho 1 km da Av. Filadélfia e vai custear as despesas de manutenção de duas praças na cidade. A obra, lançada na manhã desta segunda-feira, 10, é orçada em R$ 2 milhões e o prazo de entrega é de 60 dias.
O custeio de obras públicas por empresas privadas de grande porte a partir de agora é uma exigência da prefeitura de Araguaína. Isto é, será cobrado o Relatório de Impacto de Circulação (RIC) e o empreendimento precisa adotar medidas compensatórias dos impactos negativos e garantir a qualidade de circulação urbana no local. No caso específico do Atacadão, a compensação será a duplicação do trecho da Av. Filadélfia.
â??Esses grandes empreendimentos são polos geradores de tráfego [ou trânsito]. (...) As obras decorrentes da necessidade dessa implantação são de responsabilidade da empresa. (...) Não é só vir e ganhar dinheiro. Tem que deixar a contribuição para o desenvolvimento da cidade. Explicou o prefeito Dimas (PR).
O trecho a ser duplicado compreende o trevo da Av. 1º de Janeiro com a Av. Filadélfia até a Feirinha. Além de bancar a obra, o Atacadão custeará as despesas de manutenção de duas praças â?? do Jardim das Flores e Vila Ribeiro.
Já os moradores impactados pela obra, segundo a prefeitura, serão indenizados com casas no Residencial Lago Azul. Quanto aos comerciantes, a prefeitura está avaliando cada caso e informou que todos serão indenizados. Os moradores ocupantes de área pública também devem ser indenizados.
A duplicação do trecho da Av. Filadélfia é cobrança antiga dos moradores da região. A via tem fluxo intenso de veículos e acidentes são constantes, inclusive já houve vítimas fatais. A avenida possui duas pistas em quase toda a extensão do perímetro urbano da cidade, faltando apenas 1.080 metros para ser concluída.
Crátera no meio
A conclusão da obra é promessa antiga do Governo do Estado. Entra e sai Governo, mas duplicação de fato nunca saiu do papel. Apesar do investimento privado, a cratera próximo a Ciretran, continua impedindo o trânsito na localidade. De acordo com o prefeito Ronaldo Dimas, o valor estimado para resolver o problema é cerca de R$ 1 milhão. A responsabilidade é do governo do Estado, que já fez o serviço, mas se dissolveu com a chuva.
A obra, atualmente na topografia e terraplanagem,deve diminuir o fluxo no trânsito de uma das principais entradas da cidade. Foto: Ascom Araguaína |