Ao menos 26 pessoas foram detidas na manhã desta quinta-feira, 27, em Miracema (TO), durante a desocupação do Centro de Ensino Médio  Dona Filomena.  O grupo, que protestava contra a PEC 241, é formado por alunos secundaristas e acadêmicos da Universidade Federal do Tocantins.

O grupo ocupou a escola nesta quarta-feira (26) e foram retirados pela PM.  De acordo com o Sintet, os estudantes foram retirados à força por volta das 9h30 e algumas foram algemados. Além disso, foram detidos na Delegacia de Miracema.

Ainda de acordo com o Sintet, dentre os alunos detidos 11 são menores de idade. "Os estudantes realizavam um protesto contra a PEC 241/2016 e foram levados à delegacia do município ainda pela manhã," diz a nota do Sindicato.

O Sintet de Palmas informou que, de  acordo com informações dos próprios estudantes, "eles estão impedidos de beber água, ir ao banheiro e falarem com os pais." Eles continuam  "detidos e não há previsão para liberá-los."

A acadêmica da UFT Amanda Kharollyna (foto)  conta ao G1 Tocantins que foi algemada a um menor de 15 anos. "O promotor da cidade chegou sem nenhum mandado e fez a desocupação. Nós tínhamos autorização da diretora (para ficar no local). Eles me algemaram com um menor de 15 anos e tomaram meu celular, mas depois me devolveram."

miracema