O Governo do Tocantins, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO), consolidou, em 2025, avanços na qualificação dos servidores públicos. Sob a coordenação da Superintendência de Gestão e de Ações de Controle Interno (SUGACI), 3.200 servidores participaram de capacitações com foco na formalização e execução da despesa pública, visando à promoção da correta aplicação dos recursos públicos.
As formações foram estruturadas a partir das demandas dos órgãos e entidades estaduais, priorizando conteúdos práticos voltados à organização dos processos, ao fortalecimento do controle preventivo e à ampliação da segurança na gestão pública.
Ampliação da grade de cursos

Por meio do Workshop Procedimentos de Formalização da Despesa Pública, a CGE/TO ampliou a grade de capacitação, ofertando 25 cursos, nas modalidades on-line e presencial. As capacitações foram organizadas em três ciclos, com abordagem progressiva e alinhada às diferentes etapas da despesa pública.
Segundo o superintendente da SUGACI, Benedito Martiniano da Costa Neto, fortalecer uma cultura de aprendizagem contínua é fundamental para alcançar níveis elevados de excelência na administração pública.
“A capacitação tem impacto direto na qualidade da gestão. Servidores bem preparados tornam os processos mais organizados, garantem mais segurança na execução da despesa e fortalecem a transparência. Esse esforço integra um propósito maior de construir um serviço público cada vez mais técnico, eficiente e comprometido com resultados para a sociedade”, afirmou.
Temas estratégicos e alcance das capacitações

Os treinamentos, realizados no formato de cursos e oficinas técnicas, alcançaram servidores das áreas de controle interno, gestão de convênios, fiscalização de contratos, integridade e transparência. Entre os temas abordados estiveram auditoria, elaboração de relatórios, acesso à informação, dados abertos, gestão de riscos e programas de integridade.
Para o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Estado, Murilo Francisco Centeno, o investimento em qualificação reflete diretamente na melhoria da entrega dos serviços públicos à sociedade.
“Qualificar os servidores, aprimorar os processos de realização da despesa pública e fortalecer a prestação de contas são diretrizes claras do governador Wanderlei Barbosa. Quando investimos em capacitação, ampliamos a eficiência, reforçamos a confiança do cidadão na administração pública e atuamos para que os recursos estatais sejam aplicados com responsabilidade”, destacou.
Parcerias institucionais
As ações contaram com o apoio da Secretaria de Administração, por meio da Escola de Governo do Tocantins (EGOV), além da cooperação de outros órgãos estaduais, fortalecendo o trabalho integrado e ampliando o alcance das capacitações em todo o estado.




