Rios e cachoeiras de águas cristalinas cortam todo o Parque Estadual do Jalapão.

Completando 16 anos nesse dia 12 de janeiro, o Parque Estadual do Jalapão (PEJ) comemora seu aniversário com a ampliação do número de visitantes durante o ano de 2016. Segundo informações da Diretoria de Biodiversidade do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), foram cerca de 15 mil visitantes em 2016, contra 11 mil em 2015. O Jalapão é um dos lugares mais procurados para ecoturismo e turismo de aventura na região Norte do Brasil.

Uma das principais características do PEJ é que em sua área estão belezas naturais que estão protegidas por meio de ações do Naturatins em parceria com os moradores da região. Fazem parte deste rico patrimônio dunas de areias douradas; rios e cachoeiras de águas cristalinas e inúmeras veredas, onde o Buriti e o Babaçu estão protegidos, assim como o Capim Dourado, que enriquece o artesanato e leva sustento a dezenas de famílias das comunidades quilombolas da região.

Para preservar seus mais de 96 mil hectares, o parque dispõe de duas bases de apoio em seu interior, um centro projetado para abrigar pesquisadores e técnicos que visitam o Jalapão, e a sede administrativa localizada no centro do município de Mateiros.

O parque possui uma brigada de combate a incêndios florestais durante o período de estiagem e técnicos que orientam os visitantes quanto à delicadeza dos atrativos locais, como as dunas, Cachoeira da Formiga e fervedouros.

Ações em 2016

Em 2016, a equipe técnica do PEJ desenvolveu diversas ações, como o reforço na divulgação para visitantes sobre as normas de proteção ao Pato Mergulhão, espécie ameaçada de extinção; Programa Voluntariado pela Natureza, com as comunidades de moradores da região; Educação Ambiental em comunidades quilombolas e escolas públicas; acompanhamento da realização de programas de TV e filmes que usaram o PEJ como cenário para locações; blitz educativas nos atrativos; mapeamento das veredas de Capim Dourado; emissão de carteiras para coleta de Capim Dourado; curso para condutores (guias turísticos); e assinaturas de termos de compromisso com membros das comunidades quilombolas.

História

Criado pela Lei Estadual 1.203 de 12 de janeiro de 2001, o Parque Estadual do Jalapão pertence à categoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral do Estado do Tocantins e abrange quinze municípios da região, sendo eles: Barra de Ouro, Campos Lindos, Centenário, Goiatins, Itacajá, Itapiratins, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Recursolândia, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins e São Félix do Tocantins.