Na próxima quinta-feira, 14, o Parque Estadual do Cantão (PEC), unidade de conservação administrada pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), completa 18 anos de preservação da biodiversidade. A celebração prevista para os dias 15 e 16 de julho tem uma programação com atividades que irão reunir esportistas, ambientalistas e a comunidade local.

A equipe do PEC está recebendo as inscrições para a 1ª Corrida de Canoas Tradicionais do Cantão, que vai distribuir mais de R$ 1.000,00 em prêmios. Outro evento de destaque na programação é o 2º Trail Run do Cantão, uma corrida realizada na Trilha do Ferrugem, que corta o Parque e irá contar com cerca de 150 competidores entre adultos e crianças.

O Gerente de Suporte ao Desenvolvimento Socioeconômico da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Marcelo Henrique Costa Rodrigues falou do objetivo das competições. "Mais que competir, as provas propiciarão aos esportistas a oportunidade de conhecerem algumas riquezas da biodiversidade do Tocantins", explicou.

O PEC fica localizado nos municípios de Caseara e Pium a cerca 259,9km de Palmas. Aberto oficialmente ao uso público desde o ano de 2008, conhecido como o Cantão, tem grande potencial turístico, com destaque para as praias dos rios Araguaia e Coco, além de suas trilhas ecológicas.

Inscrições

Os interessados em obter mais informações sobre as competições, as premiações e realizar a sua inscrição, deve entrar em contato através do telefone 63 3379-1438.

PEC

O Parque Estadual do Cantão foi a primeira unidade de conservação de proteção integral criada no Tocantins, no dia 14 de julho de 1998, por meio da Lei Estadual 996 e é considerada uma das áreas protegidas mais importantes da Amazônia brasileira, devida a sua grande riqueza biológica. Essa unidade de conservação protege 325 espécies de aves, 299 espécies de peixes, além da maior população do recém-descoberto boto no Araguaia, o Inia Araguaiensis; da maior população de ariranhas, onças-pintadas, jacaré-açu, harpias, entre outros animais.