Notícias

"Participar do plantio me dá esperança", diz estudante durante ação de arborização no Parque Cimba

Evento mobilizou mais de 50 alunos da rede estadual de ensino e da Universidade da Maturidade para promover debates entre as gerações e aprendizados sobre a importância do plantio de novas árvores

A ação faz parte do Plano Municipal de Arborização de Araguaína, que tem como objetivo povoar as ruas da cidade com espécies nativas
Foto: Secom Araguaína

Seguindo a programação da Semana do Cerrado Vivo, a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Araguaína mobilizou mais de 50 alunos da rede estadual de ensino e da UMA (Universidade da Maturidade) para uma ação de plantio de mudas no Parque Cimba, nesta quarta-feira, 26. A atividade também contou com o apoio da BRK.
 
Os estudantes da Escola Estadual Alfredo Nasser e da UMA tiveram momentos de integração e debates entre as gerações, compartilhando aprendizados sobre a importância da preservação das árvores para o equilíbrio ambiental.
 
Maria Carneiro, 78 anos, aluna da UMA, disse que a troca de experiências é fundamental para que as pessoas unam forças contra o desmatamento.
 
“Foi um momento muito especial para mim. Quando vejo tantas queimadas ilegais, fico triste, mas participar do plantio me dá esperança de uma Araguaína mais sustentável ecologicamente. Acredito que esse aprendizado deve ser transmitido para todos, mas principalmente para as crianças, para que elas aprendam o valor da natureza”, disse Maria.

 Maria Carneiro, estudante da UMA


 
Debate abrangente
 

A atividade mobilizou alunos da Escola Estadual Alfredo Nasser

 

A estudante Débora Dias Fernandes, de 14 anos, participou ativamente do plantio e reconheceu as diversas funções que as árvores exercem dentro da cidade.
 
“Foi muito legal poder ajudar a cuidar do meio ambiente. Com esse calorão que está fazendo, as árvores são essenciais para dar uma amenizada, deixando tudo mais fresquinho e agradável. Elas também deixam a cidade mais bonita, cheia de verde e flores. Estou feliz de poder fazer parte disso e deixar nossa cidade mais sustentável e gostosa de viver”, comentou Débora.
 
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Araguaína, Joaquim Quinta Neto, enfatizou a importância de falar sobre o meio ambiente de forma abrangente, com a participação do poder público e da sociedade civil organizada.
 
“Essa é uma das inúmeras ações que evidenciam a importância dessa agenda ambiental para o Município. Estamos às vésperas de uma COP 30, que ocorrerá em Belém, em novembro de 2025, e de certa forma já estamos sensibilizando a nossa comunidade para a contextualização e debates de temas, como mudanças climáticas, recursos hídricos e combate às queimadas”, ressaltou Joaquim.
 
Plano de Arborização Urbana
 
O Plano de Arborização Urbana de Araguaína tem como objetivo povoar as ruas da cidade com espécies nativas mais adequadas para áreas urbanas, como pau-preto, ipê, oiti, pata-de-vaca, sucupira, aroeira e canafístula, conhecidas por seu rápido desenvolvimento e sombra volumosa.
 
“O plano mostra a preocupação da gestão com os aspectos cênicos, térmicos e estruturais da cidade, ele aponta espécies adequadas para diferentes contextos e envolve a sociedade por meio de metas e ações coordenadas em parceria com órgãos da administração e o setor privado”, pontuou Joaquim.
 
Disponível na aba Cidadão do site da Prefeitura de Araguaína e no Diário Oficial do Município nº 285 de 4 de agosto de 2023, o plano oferece orientações claras para cidadãos e empresas sobre o plantio e adoção de árvores. Dentre as principais recomendações, estão o plantio de 70% de espécies nativas do cerrado e a proibição de espécies exóticas invasoras. 
 

Viveiro Municipal
 

O espaço público produz mudas de mais de 15 espécies nativas do Cerrado para distribuição gratuita à população. Cada cidadão tem direito de levar até cinco mudas. Durante a solicitação, é preenchido um pequeno formulário com informações pessoais, com o nome do morador, quantidade de mudas e como serão usadas as mudas.
 
 Somente em 2023, o viveiro municipal distribuiu mais de 27 mil mudas para a população, tanto na zona urbana, quanto na rural. O espaço está localizado na Rua José de Assis, nº 372, no Setor Tecnorte, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas.
 
 

Programação da Semana do Cerrado Vivo
 
 

Dia 27 (quinta-feira)
 
17 horas: Via Lago
 
Pit Stop Ecológico “Araguaína Sem Queimadas Urbanas” e “Queimada Urbana é Crime”
 
Ação de distribuição de mudas do Cerrado para comunidade em alusão ao combate a queimadas e o Protocolo do Fogo.
 
Parceiros: BRK e Energisa
 
Dia 28 (sexta-feira)
 
7 horas: Prainha da Via Lago
 
Projeto Lago Vivo - Ação Comunitária para limpeza do lago e retirada de lixo do Lago Azul.
 
Parceiros: Lago Center Shopping de Araguaína, BRK e Energisa