Medicamentos apreendidos pela PC em Colinas
Foto: Divulgação Polícia Civil do Tocantins

Uma ação de combate ao tráfico de drogas, deflagrada na noite desta quinta-feira, 8, em Colinas do Tocantins, pela equipe de policiais civis da 1ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (1ª Denarc), de Palmas, resultou na apreensão de 52 mil comprimidos de anfetaminas, um veículo, diversos maços de cigarro contrabandeados, cartelas de Cytotec (abortivo), Anabolizantes e Pramil (para impotência). Um suspeito foi preso.

Coordenada pelo delegado-chefe da 1ª  Denarc, Enio Walcácer, as investigações da operação, denominada de Morfeu, tiveram início há dois meses, quando a Denarc levantou informações de que o suspeito preso havia recebido um grande carregamento de drogas e que estaria comercializando o entorpecente e também abastecendo pequenos pontos de venda de drogas em Colinas. Segundo o delegado Enio, os comprimidos apreendidos têm custo estimado de R$ 150 mil.

O Delegado explica que a 1ª Denarc vem monitorando pontos de venda de ribites para caminhoneiros ao largo de todo Tocantins. "Nesta etapa da operação atuamos na região central, onde havia muitas ocorrências em rodovias envolvendo uso de ribites", disse Enio Walcácer ao explicar que dessa forma os investigadores chegaram ao ponto de distribuição abordado nesta quinta-feira, localizado no trevo de Colinas, ao lado do pátio de triagem da plataforma multimodal, onde ficam os caminhões.

Nome

Morfeu - O nome da operação é uma alusão ao Deus grego dos sonhos e remete ao efeito causado pelo ribite. O ribite é um psico estimulante, que é usado para manter o motorista acordado, mas que tem como consequências apagões de sono pela sobrecarga do organismo. Além de ser um risco à saude, é uma das principais causas de acidentes em rodovias.