A Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de um morador de Pequizeiro, de 44 anos, suspeito de espalhar notícias falsas e calúnias contra candidatos das Eleições 2020 na cidade. O nome do investigado e dos candidatos que teriam sido caluniados por ele não foram divulgados.
As buscas foram coordenadas pelo delegado Roberto Assis da 43ª Delegacia de Polícia. Ele pediu autorização da Justiça para as buscas porque recebeu denúncia de que o homem estaria enviado informações falsas e utilizando aplicativos de mensagem para xingamentos e calúnias contra um candidato a prefeito e o vice da chapa. As ofensas teriam sido em áudios e textos.
O juiz autorizou as buscas porque já há uma investigação em andamento contra o mesmo homem na Justiça Eleitoral. O homem foi conduzido até a sede da 43ª DP para prestar esclarecimentos sobre os fatos e, em seguida, liberado. A PC informou que as investigações terão continuidade a fim esclarecer a verdade.
O delegado lembrou do direito constitucional da livre manifestação de opinião, mas o cidadão deve respeitar os limites da lei e da civilidade. Asseverou ainda que é crime atacar a honra e a imagens das pessoas.