Epaminondas era proprietário da tradicional fazenda Vale do Boi
Foto: Divulgação

O pecuarista Epaminondas de Andrade, proprietário da tradicional fazenda Vale do Boi, faleceu neste sábado (12) aos 87 anos em Araguaína.

Natural de Uberada (MG), chegou em Araguaína em 1988. Pecuarista há mais de 60 anos, inovador, sempre à frente do seu tempo, foi uma referência na bovinocultura de corte e seleção genética no Tocantins e em todo o país.

Ele era dono da fazenda Vale do Boi, em Carmolândia, que há mais de 40 anos produz e comercializa reprodutores e matrizes Nelore, além de investir no melhoramento genético da raça.

Em 2022, o pecuarista foi homenageado com a Comenda de Honra ao Mérito do Agronegócio do Estado do Tocantins, honraria concedida a cidadãos que se destacaram e contribuíram para o desenvolvimento econômico do Tocantins. Ele também foi destaque da Revista Nelore, em 2014, uma das principais publicações do segmento agropecuário do Brasil, recebeu o troféu de Pecuarista do Ano, em 2012, pela ACNB (Associação dos Criadores de Nelore do Brasil), e, em 2010, o prêmio de melhor gestão de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil no Estado de Tocantins.

Epaminondas deixa a esposa Walkyria de Andrade, quatro filhos, (Luiz Fernando, Ricardo José, Paulo Henrique e Carlos Roberto) e seis netos.

O velório ocorreu no Tatersal do Sindicato Rural de Araguaína e o corpo foi cremado.

O prefeito Wagner Rodrigues emitiu nota de pesar e destacou o legado de Epaminondas para a pecuária. Neste momento de dor e sofrimento, nossos sinceros sentimentos a todos os familiares e amigos da Família Andrade. Que Deus possa confortar a todos.

Nota de Pesar Sebrae-TO


"É com profunda tristeza que o Sebrae Tocantins recebe a notícia do falecimento do pecuarista e empreendedor Epaminondas de Andrade, ocorrido nesse sábado, 12, em Araguaína.
Reconhecido nacionalmente pelo seu rebanho Nelore, o pecuarista foi premiado diversas vezes. Ele também ganhou o prêmio de melhor gestão do Sebrae, o ABCZ por utilizar o Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos como ferramenta de seleção.
O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva do Sebrae se solidarizam com a família enlutada e expressam condolências e votos de consolo e paz.
Pedimos a todos que estejam em oração para que Deus traga conforto aos familiares neste momento de dor.
Paulo Carneiro - Presidente do Conselho do Sebrae
Rérison Antônio Castro - Superintendente do Sebrae
Rogério Ramos - Diretor Técnico
Jarbas Meurer - Diretor de Administração e Finanças"