Ramila Macedo

Pela segunda vez na gestão Dimas, os garis de Araguaína fazem greve por falta de pagamento. Os funcionários da empresa Litucera, que presta serviço de limpeza urbana, paralisaram as atividades na última sexta-feira, 09. Conforme o portal da transparência, a prefeitura deve à Litucera cerca de 2,9 milhões de reais.

O último dia de trabalho dos garis foi na quinta-feira (08), desde então o lixo não é recolhido e já começa a acumular pelas ruas da cidade. A prefeitura não informou a quanto tempo está em atraso com a empresa nem o valor da dívida. Mas, conforme consulta ao portal da transparência do município, consta débitos referente a 2014 no valor de R$ 2.919.107,80.

Procurada pelo Araguaína Notícias, a Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria da Infraestrutura, informou que parte do pagamento foi efetuado na útlima sexta-feira, 09. E o restante estará na conta da empresa até o fim do dia. Porém não esclareceu quanto foi depositado.

A reportagem também tentou contato com a empresa, mas não obteve sucesso. Enquanto os garis não retornam às atividades, equipes da própria secretaria da Infraestrutura fazem a coleta nas principais vias da cidade. 

Histórico

Em setembro de 2014,  por causa de salários atrasados funcionários da Litucera paralisaram as atividades.  Na época, a dívida da prefeitura de Araguaína se arrastou por sete meses e chegou ao montante de 5,3 milhões de reais, referente a serviços prestado em 2013.

Equipes da própria secretaria da Infraestrutura fazem a coleta nas principais vias da cidade.