O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, destaca que esse resultado reflete o trabalho do Estado na modernização do serviço público e fortalecimento da economia.
“O crescimento acima da marca de 30 mil novas empresas em 2025 mostra a força do nosso empreendedor e o compromisso do Governo do Estado em criar um ambiente cada vez mais favorável aos negócios. Estamos investindo em tecnologia, integração e simplificação para que abrir e manter uma empresa no Tocantins seja um processo rápido, seguro e estimulador de oportunidades", afirma.
O vice-presidente da Jucetins, Wesley Lemos, ressalta que o resultado é um reflexo direto da confiança dos tocantinenses em empreender e da eficiência do sistema de registro mercantil.
“Superar a marca de 30 mil empresas abertas é um indicativo claro de que o Tocantins vive um momento de expansão e novas oportunidades. A Jucetins tem trabalhado com foco em agilidade, transparência e tecnologia, para que o empreendedor encontre no nosso estado um ambiente simples, seguro e favorável para crescer”, enfatiza.
A meta para os próximos anos é elevar ainda mais a competitividade do Tocantins no cenário nacional, avançando em integração, automação e melhorias contínuas no Simplifica.
“O resultado reforça o avanço das políticas de digitalização e simplificação do registro empresarial, que permitiram que o Tocantins mantivesse estabilidade, velocidade e segurança na abertura de novos negócios, fatores que impactam diretamente a geração de emprego e renda”, finaliza o vice-presidente da Jucetins, Wesley Lemos.
Empreendedorismo
Um dos setores da economia que mais se destacou em 2025 no Tocantins foi a atividade de "Obras de Alvenaria". O arquiteto Guilherme Albertoni se tornou empreendedor e apostou nesse segmento no Tocantins.

"Existem muitas vantagens em ficar regular como empresa, primeiro temos respaldo jurídico para tudo, temos conformidade com os ganhos, o que nos torna adimplentes com a receita, logo temos mais acesso a crédito o que pode impulsionar o crescimento da empresa se trabalhado com responsabilidade", ressaltou Guilherme.
Segundo o empresário, a perspectiva para 2026 é de crescimento. "Mudamos nosso modo de operação para nos tornar mais eficientes, esperamos com isso ficarmos mais competitivos e assim conseguir novos contratos", complementou.
Municípios que mais abriram empresas em 2025
Entre os dez municípios com maior número de novos negócios, Palmas segue como principal polo econômico do estado, ultrapassando a marca de 12.365 mil novos negócios, seguida por Araguaína, com 4.332 aberturas, e Gurupi, com 2.141. Porto Nacional com 1.537 e Paraíso do Tocantins com 1.284 também se destacam.
Entre os municípios de médio porte, Colinas do Tocantins registrou 594 novas empresas, Guaraí 422, Araguatins 334, Formoso do Araguaia 297 e Lagoa da Confusão com 287, demonstrando a expansão da atividade econômica para além dos grandes centros e reforçando a capilaridade do desenvolvimento regional.
Atividades econômicas que mais cresceram em 2025
O levantamento da Jucetins aponta os cinco setores com maior número de novas empresas formalizadas, são elas: promoção de vendas, comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, obras de alvenaria, cabeleireiros, manicure e pedicure e serviços administrativos de apoio.

