Motoristas devem tomar cuidado com o perigo de aquaplanar
Foto: Divulgação

O período chuvoso do Estado chegou. Com isso, os motoristas tocantinenses enfrentam pistas molhadas e escorregadias e os riscos de acidentes no trânsito aumentam consideravelmente.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-TO), em janeiro de 2018, uns dos meses mais chuvosos, foram registrados 852 casos de acidentes no Estado, onde 15 deles ocasionaram vítimas fatais. Este ano 8,776 caso já foram registrados entre abril á maio.

O agente de Fiscalização de Trânsito, Antony Isaac Santana, orienta: " A primeira coisa a fazer são os cuidados antes de sair de casa pra conduzir na via, que é: olhar se os pneus estão em um bom estado de conservação.".

Os pneus dos automóveis possuem o chamado "TWI", que é um indicador do desgaste do piso ou da banda de rodagem. Caso o pneu esteja com a banda de rodagem acima desse indicador, o pneu está adequado para uso, mas caso a banda de rodagem tenha chegado a marcação do TWI, o pneu precisa ser trocado.

O desgaste do pneu aumenta os riscos no período de chuva, como a utilização do sitema de freios para diminuir a velocidade do veículo ou pará-lo. Podendo fazer o veículo deslizar e perder o controle. As orientações para os motoristas durante esse período chuvoso são: diminuir a velocidade do automóvel principalmente em cruzamentos e faixas de pedrestre.

O fiscal Antony Isaac comenta: "A redução de velocidade é essencial no período chuvoso.". A velocidade é o que permite o veículo aquaplanar, ou seja, perder o controle por conta da água entre os pneus e o asfalto.

A gestão visando à segurança e o bem estar do usuário está sempre alertando aos motoristas, que atendam as recomendações e evitem acidentes.