Veiculo apreendido.
Foto: Divulgação

O Núcleo Especializado em Identificação Veicular do Instituto de Criminalística (NEIV/IC), unidade da Polícia Científica do Tocantins, examinou recentemente uma caminhonete com suspeita de adulteração. O veículo tratava-se de uma Toyota Hilux, com placa do município de Araguaína e foi apreendido pela Delegacia Especializada na Repressão Furtos e Roubos de Veículos Automotores de Palmas.

Técnica

Ao examinar o veículo, os peritos oficiais revelaram através de exame químico-metalográfico que o veículo era adulterado através de regravação, que segundo o perito oficial, Roberto Mielle Dias da Silva Ribeiro, é o modus operandi em que o falsificador defrauda todos os pontos de identificação do veículo produto de furto/roubo, transformando-o em um dublê de um veículo sem restrições de circulação. O chassi original era de uma camionete Toyota Hilux de placa de Palmas. 

Ele lembrou que a fraude pode passar despercebidas por qualquer cidadão, contudo através do olhar crítico do cientista forense estas falsificações são reveladas. “Mesmo com as inovações criminosas, os Peritos do Núcleo de Identificação Veicular vêm desenvolvendo métodos e técnicas com o fim de revelar estas adulterações”.  Após a identificação, o veículo será regularizado e devolvido ao verdadeiro proprietário.

O Núcleo 

O Núcleo Especializado em Identificação Veicular foi responsável pela realização de 619 perícias, em 2020, resultando no aumento da eficiência das investigações policiais, além do retorno de veículos furtados ou roubados para seus devidos proprietários.

O NEIV conta atualmente com peritos oficiais com formação acadêmica em áreas correlatas e em grau de pós-graduação e mestrado.  Dentre os exames periciais disponibilizados pelo núcleo constam: identificação veicular em veículos automotores, reboques e semirreboques, embarcações, implementos agrícolas, regularização administrativa para baixa definitiva e remarcações de chassi/motor, além de perícias em veículos para leilões oficiais.

Além de atender as demandas relacionadas às perícias criminais, o núcleo, que está instalado na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO), em Palmas, atende também os usuários do Detran e empresas de vistorias terceirizadas de todo o Tocantins.